Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“Não vamos aguentar mais”, diz Trump; apoiadores invadem prédio do Congresso

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, participa de comício em Washington 06/01/2020 REUTERS/Jim Bourg
Presidente dos EUA, Donald Trump, participa de comício em Washington 06/01/2020 REUTERS/Jim Bourg

Publicada em  

Atualizada em  

Por Jonathan Landay

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso a milhares de apoiadores, incluindo membros de grupos da extrema-direita, durante protesto em Washington contra sessão do Congresso, nesta quarta-feira, para confirmar sua derrota eleitoral para o democrata Joe Biden em novembro.

A uma curta caminhada, centenas de apoiadores de Trump derrubaram barricadas e entraram em confronto com a polícia no Capitólio dos EUA, onde o Congresso se reunia, escalando as estruturas erguidas para a inauguração da cerimônia de posse de Biden em 20 de janeiro e desfraldaram bandeiras. A polícia usou gás lacrimogêneo e spray de pimenta em alguns dos manifestantes.

Trump, que tem passado grande parte de seu tempo desde a eleição de 3 de novembro tentando reverter os resultados, disse falsamente que venceu ao discursar em um palco ao ar livre perto da Casa Branca, para a qual Biden se mudará em duas semanas.

Manifestantes reunidos na 'Marcha Salve a América' usavam bonés de beisebol vermelhos e aplaudiam enquanto Trump repetia teorias da conspiração infundadas que têm consumido seus últimos dias no cargo --um período em que as infecções por coronavírus aumentaram nos Estados Unidos.

'Você não cede quando há roubo envolvido', disse Trump, após os alto falantes reproduzirem uma série de baladas poderosas de Elton John e Phil Collins. 'Nosso país está farto e não vamos aguentar mais.'

Por mais de uma hora, o republicano proferiu queixas familiares à mídia e Hillary Clinton, sua rival democrata na eleição de 2016, e encantou a multidão ao chamar as vitórias democratas de produto do que chamou de 'explosões de mentira'.

'Mentira! Mentira! Mentira!' gritou a multidão em resposta. A maioria não usava as máscaras recomendadas por especialistas em saúde para conter a disseminação da Covid-19, que já matou mais de 350.000 norte-americanos.

O Congresso deveria confirmar nesta quarta-feira a vitória de Biden. Muitos dos correligionários republicanos de Trump prometeram um esforço de obstrução que poderia esticar os procedimentos após a meia-noite, mas é quase certo que fracassará.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump diz que nunca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.