Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ucrânia diz que processará Polônia, Hungria e Eslováquia por proibirem importação de alimentos

Placeholder - loading - Milho em local de armazenagem de grãos em Timar, na Hungria 19;/04/2023 REUTERS/Bernadett Szabo
Milho em local de armazenagem de grãos em Timar, na Hungria 19;/04/2023 REUTERS/Bernadett Szabo

Publicada em  

KIEV (Reuters) - A Ucrânia planeja processar Polônia, Hungria e Eslováquia na Organização Mundial do Comércio (OMC) por conta da imposição de proibições a produtos agrícolas ucranianos, disseram autoridades ucranianas nesta segunda-feira.

O apelo pode ser enviado 'em um futuro próximo', disse uma autoridade, e segue uma decisão dos três países que fazem fronteira com a Ucrânia de proibir as importações dos principais produtos de exportação do país.

Nesta segunda-feira, o site Politico citou o representante comercial da Ucrânia, Taras Kachka, dizendo em uma entrevista que Kiev planeja processar os três países.

As restrições impostas pela União Europeia em maio permitiram que Polônia, Bulgária, Hungria, Romênia e Eslováquia proibissem as vendas domésticas de trigo, milho, colza e sementes de girassol ucranianos, ao mesmo tempo em que permitiam o trânsito dessas cargas para exportação para outros lugares.

A Polônia, a Eslováquia e a Hungria anunciaram suas próprias restrições às importações de grãos ucranianos na sexta-feira, depois que a Comissão Europeia decidiu não estender sua proibição de importações para os cinco vizinhos da Ucrânia na União Europeia.

Os três países afirmam que estão agindo no interesse de suas economias e de seus agricultores.

Kachka disse à Politico que a Ucrânia também poderia impor medidas recíprocas sobre a importação de frutas e verduras da Polônia se Varsóvia não retirasse suas medidas adicionais.

A UE permitiu que sua proibição expirasse na sexta-feira, depois que a Ucrânia disse que tomaria medidas para aumentar o controle das exportações para os países vizinhos.

Kachka disse que Kiev está pronta para 'assumir a responsabilidade de garantir que as exportações da Ucrânia não criem nenhum tsunami nos países vizinhos' e que imporá um sistema de licenças de exportação de grãos em 'tempo real'.

(Por Tom Balmforth e Pavel Polityuk)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ucrania diz que processara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.