Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE precisa revisar tomada de decisões antes de expansão, diz documento franco-alemão

Placeholder - loading - Bandeiras da União Europeia hasteadas fora da sede da Comissão Europeia em Bruxelas 19/09/2019 REUTERS/Yves Herman
Bandeiras da União Europeia hasteadas fora da sede da Comissão Europeia em Bruxelas 19/09/2019 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

Por Jan Strupczewski

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia precisa revisar radicalmente seu processo de tomada de decisões e financiamento antes de poder aceitar que mais países se juntem ao bloco de 27 nações até 2030, disse um documento encomendado a especialistas pelos governos francês e alemão, dividindo países integrantes da UE.

Oito países têm atualmente o status oficial de candidato a membro da UE – Turquia, Ucrânia, Moldávia, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedônia do Norte e Sérvia – enquanto dois, a Geórgia e o Kosovo, são potenciais candidatos.

'Por razões geopolíticas, a expansão da UE está na prioridade da agenda política, mas a UE ainda não está preparada para acolher novos membros, nem institucional nem politicamente', afirma o relatório apresentado aos ministros da UE em Bruxelas nesta terça-feira.

O documento, visto por algumas autoridades como uma ideia inicial num longo debate nos próximos anos sobre como reformar a UE, recebeu críticas iniciais mistas por parte de ministros do governo da UE.

'Ele conseguiu concentrar o debate em alguns pontos e ao mesmo tempo polarizar as respostas dos Estados-membros', disse Pascual Ignacio Navarro Rios, ministro interino da Espanha para a Europa, em uma coletiva de imprensa.

Apesar de ter sido apresentado pelos dois países, o documento afirma que não deve ser encarado como uma representação das opiniões de Paris e Berlim. Ele diz ainda que a UE deveria avançar na direção de estabelecer que todas as suas decisões sejam definidas por maioria qualificada, em vez de reservar algumas áreas para acordos unânimes.

'As instituições e os mecanismos de tomada de decisão não foram concebidos para um grupo de até 37 países e... tornam difícil até mesmo para os 27 lidarem crises de forma eficaz e tomarem decisões estratégicas', afirma.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ue precisa revisar tomada de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.