alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Um estudo descobriu a fórmula que filmes devem seguir para fazer sucesso

    O propósito da pesquisa, no entanto, não foi de engessar a produção cinematográfica ou criar fórmulas a serem seguidas.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Pesquisadores da Universidade de Birmingham listaram seis tipos de jornada emocional retiradas do roteiro de pouco mais de 6 mil filmes. Assim, eles conseguiram elencar quais combinações fizeram mais sucesso na bilheteria.  

    Divulgada pelo jornal The Guardian, o estudo se baseou em uma sequência de algoritmos, que analisou, além de filmes bem avaliados por espectadores em sites especializados, produções que foram muito vistas, seja no cinema ou mesmo na internet.

    Segundo os estudiosos, a temática mais popular é a do “man in a hole” (o homem no fundo do poço, em tradução livre). Esse tipo de produção traz a história de pessoas de vida estável que passam por um grande dilema, uma queda e muitas perdas, para depois encontrarem uma solução que novamente os ergue. Um bom exemplo da fórmula é a trilogia O Poderoso Chefão.

    Outras categorias bastante comuns são, em tradução livre:

    Saída do buraco: arco emotivo de alguém que sai de uma situação muito difícil (como em Um Sonho de Liberdade);

    A queda: quando o personagem perde no final (como em Psicose);

    Jornada do Ícaro: uma ascensão que termina em queda (caso de Sindicato de Ladrões);

    Jornada Cinderela, uma ascensão seguida de uma queda que termina em outra ascensão (Babe, o Porquinho Atrapalhado);

    Jornada do Édipo: quando uma queda resulta em uma ascensão para terminar em uma nova queda (Tudo sobre Minha Mãe).

    Em longas de drama, a jornada do “homem no buraco” é a mais rentável. Já nas cinebiografias, a categoria do “saída do buraco” é o que melhor funciona, enquanto o mesmo estilo não é bem aceito em gêneros de mistério e thrillers. Em comédias, o arco da queda, que termina com um final triste, é o menos popular. Já a “jornada do Ícaro” funciona bem com públicos que gostam de cinema independente.

    O propósito da pesquisa não foi de engessar a produção cinematográfica ou criar fórmulas a serem seguidas. Os especialistas esperam, no entanto, que os produtores direcionem sua criatividade para imaginar boas tramas sem perder tempo se preocupando com a estrutura da jornada que melhor funciona.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. um estudo descobriu a formula …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.