Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Uma semana após enchente na Líbia, famílias sofrem por desaparecidos

Placeholder - loading - Enchente causa estragos em Derna  18/9/2023   REUTERS/Amr Alfiky
Enchente causa estragos em Derna 18/9/2023 REUTERS/Amr Alfiky

Publicada em  

Por Ahmed Elumami e Ayman al-Warfali

DERNA, Líbia (Reuters) - Uma semana após a enchente que varreu a cidade líbia de Derna, as famílias ainda estão lidando com as perdas insuportáveis de entes queridos -- e assombradas pelo destino dos desaparecidos.

Sabreen Blil estava de joelhos sobre os escombros da casa de seu irmão, o vento batendo em seu manto preto enquanto ela arranhava com as próprias mãos a alvenaria, na esperança de alguma forma cavar até a família enterrada abaixo.

Ela citou seus nomes enquanto chorava.

'Taym, Yazan, Luqman, Salmah, Tumador, Hakim e sua esposa. Oh meu Deus. Minha família, onde você está?', lamentou. 'Mesmo que seja apenas um - meu Deus - deixe-me encontrar pelo menos um corpo.'

O centro de Derna tornou-se um terreno baldio, com cães nos montes de lama onde antes havia prédios. Outras construções ainda se mantêm precariamente sobre os pisos inferiores que foram, em sua maioria, levados pela água. As pernas de um manequim de loja com calças empoeiradas sobressaem dos escombros em uma fachada de loja em ruínas.

As barragens acima da cidade estouraram em uma tempestade há uma semana, enviando uma enorme torrente pelo leito de um rio sazonal que atravessa o centro da cidade de 120 mil habitantes.

Milhares de pessoas morreram e outras milhares estão desaparecidas. As autoridades, usando metodologias diferentes, apresentaram números muito variados sobre o número de mortos até o momento; o prefeito estima que mais de 20 mil pessoas tenham morrido. A Organização Mundial da Saúde confirmou 3.922 mortes.

“As esperanças de encontrar sobreviventes estão desaparecendo, mas continuaremos os esforços para procurar qualquer possível sobrevivente”, disse à Reuters por telefone Othman Abduljaleel, ministro da Saúde da administração que controla o leste da Líbia.

“Agora os esforços estão concentrados no resgate de qualquer pessoa e na recuperação de corpos debaixo dos escombros, especialmente no mar, com a participação de muitos mergulhadores e equipes de resgate especializadas dos países.”

ESTADO FALIDO

As estradas para Derna estavam entupidas nesta segunda-feira com ambulâncias e caminhões transportando alimentos, água, fraldas, colchões e outros suprimentos.

Os países ocidentais e os Estados regionais enviaram equipes de resgate e hospitais móveis. Cinco socorristas gregos, incluindo três membros das Forças Armadas, morreram em um acidente de carro no domingo.

O esforço de recuperação tem sido prejudicado pelo caos em uma nação que tem sido um Estado falido desde a revolta apoiada pela Otan que derrubou Muammar Gaddafi em 2011.

Derna fica no leste, fora do controle de um governo reconhecido internacionalmente no oeste, e até 2019 era mantida por uma sucessão de grupos militantes islâmicos, incluindo filiais da Al Qaeda e do Estado Islâmico.

Os moradores afirmam que a ameaça à cidade causada pelas barragens em ruínas acima dela era amplamente conhecida, com projetos de reparo das barragens paralisados há mais de uma década. Eles também culpam as autoridades por não terem retirado os moradores a tempo.

'A crise das enchentes deixou milhares de pessoas na região de Derna sem acesso a água potável limpa e segura, o que representa uma ameaça iminente à sua saúde e ao seu bem-estar', disse a instituição de caridade International Rescue Committee.

(Reportagem adicional de Tom Perry e Tarek Amara)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. uma semana apos enchente na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.