Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

União Química espera autorização para testes da Sputnik V no Brasil até próxima semana

Placeholder - loading - Carregamento com doses da vacina Sputnik V no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires  28/01/2021 REUTERS/Agustin Marcarian
Carregamento com doses da vacina Sputnik V no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires 28/01/2021 REUTERS/Agustin Marcarian

Publicada em  

Atualizada em  

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - A farmacêutica brasileira União Química, que produzirá a vacina russa Sputnik V contra a Covid-19, espera obter aprovação regulatória para a condução de testes de fase III ainda nesta semana, ou no máximo no início da próxima, disse o presidente-executivo Fernando Marques nesta terça-feira.

Marques afirmou que os bons resultados verificados em testes de estágio avançado da Sputnik V na Rússia, publicados nesta terça pela revista científica Lancet, vão ajudar a acelerar a aprovação à empresa no Brasil.

'Assim que o regulador de saúde do Brasil aprovar os testes, começaremos e eles levarão de 60 a 90 dias', disse Marques à Reuters.

A empresa começou a fazer lotes-piloto dos ingredientes ativos para a vacina em sua instalação de biotecnologia de ponta equipada com biorreatores em Brasília em um acordo de transferência de tecnologia com o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que comercializa a Sputnik V.

A expectativa de Marques é que a produção comece em abril e chegue a 8 milhões de doses por mês até maio, para venda no Brasil e em países vizinhos que já solicitaram informações sobre a disponibilidade da vacina.

Entre eles estão Uruguai, Paraguai, Bolívia e Equador, além da Argentina, que começou a vacinar sua população em dezembro com a vacina russa.

Marques disse que sua prioridade é vender ao governo brasileiro para o programa nacional de imunização antes de considerar vendas para o setor privado.

“Primeiro a população brasileira, para que o país possa voltar a funcionar normalmente sem esse vírus atrapalhar a economia”, disse Marques, que é o principal proprietário da empresa familiar.

Quando a produção aumentar, Marques espera que sua empresa consiga produzir a vacina por menos 10 dólares para duas doses, que são necessárias para inocular cada pessoa.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. uniao quimica espera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.