Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Usina de Chernobyl é capturada por forças russas, diz autoridade ucraniana

Placeholder - loading - Usina de Chernobyl na Ucrânia  03/04/2021 REUTERS/Gleb Garanich
Usina de Chernobyl na Ucrânia 03/04/2021 REUTERS/Gleb Garanich

Publicada em  

KIEV (Reuters) - A usina nuclear de Chernobyl foi capturada por forças russas, afirmou o conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, nesta quinta-feira.

'É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos', disse.

'Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje', disse Podolyak.

As tropas russas tomaram o controle da antiga usina enquanto forças ucranianas travavam uma batalha contra elas em três frentes na quinta-feira, após Moscou promover uma ofensiva por terra, mar e ar, no maior ataque a um país europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Algumas forças militares russas se organizaram na 'zona de exclusão' de Chernobyl antes de atravessarem para dentro da Ucrânia na manhã de quinta-feira, afirmou uma fonte do setor de segurança da Rússia.

A Rússia quer o controle do reator nuclear de Chernobyl para sinalizar à Otan que não interfira militarmente, afirmou a mesma fonte.

O desastre de Chernobyl, na então Ucrânia soviética, enviou nuvens de material nuclear por grande parte da Europa em 1986 após um teste de segurança frustrado no quarto reator da usina atômica.

(Reportagem de Maria Tsvetkova e Natalia Zinets)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. usina de chernobyl e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.