Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vacina contra zika pode proteger feto

A pesquisa tem sido desenvolvida por cientistas da Universidade da Califórnia

Placeholder - loading - Vacina experimental pode proteger fetos contra vírus. Crédito da imagem: iStock
Vacina experimental pode proteger fetos contra vírus. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

Uma vacina experimental pode proteger fetos contra o zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a revista Science Translational Medicine, a pesquisa tem sido desenvolvida por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Até agora, o único experimento da imunização foi feito com fetos de macacos Rhesus. A vacina se mostrou bastante eficaz na proteção contra a doença. Segundo um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, Koen Van Rompay, “o método imitou a vida real, criando um cenário em que as futuras mães poderão se vacinar meses antes de engravidar”.

As fêmeas da espécie Rhesus foram imunizadas antes da concepção e expostas ao vírus durante a gestação. O vírus zika foi aplicado nas “cobaias” em dois períodos, no primeiro e no segundo trimestres da gestação.

As fêmeas que foram vacinadas, apresentaram menor quantidade do vírus após a gravidez. Duas, que não receberam a vacina experimental, sofreram aborto espontâneo, segundo o estudo.

De acordo com os cientistas, a vacina contra o zika vírus produz anticorpos que podem proteger os fetos. Nos seres humanos, a infecção com o zika, em mulheres grávidas, pode gerar microcefalia e má formação do feto.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vacina contra zika pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.