Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vacina russa Sputnik V é 91,6% eficaz em teste de estágio avançado

Placeholder - loading - Carga com doses da vacina Sputnik V contra Covid-19 no aeroporto interncional de Ezeiza, em Buenos Aires 28/01/2021 REUTERS/Agustin Marcarian
Carga com doses da vacina Sputnik V contra Covid-19 no aeroporto interncional de Ezeiza, em Buenos Aires 28/01/2021 REUTERS/Agustin Marcarian

Publicada em  

Por Polina Ivanova

MOSCOU (Reuters) - A vacina russa Sputnik V se mostrou 91,6% eficaz na prevenção do desenvolvimento da Covid-19 nas pessoas, de acordo com resultados de seu teste clínico de estágio avançado analisados pela comunidade científica e publicados no jornal médico internacional The Lancet nesta terça-feira.

Cientistas disseram que tais resultados significam que o mundo tem mais uma arma eficaz para combater a pandemia mortal e que justificaram até certo ponto a decisão de Moscou de distribuir a vacina antes de os dados finais terem sido divulgados.

Os resultados, compilados pelo Instituto Gamaleya de Moscou, que desenvolveu e testou a vacina, estão alinhados com dados de eficácia relatados em etapas anteriores do teste, que vem acontecendo na capital russa desde setembro.

'O desenvolvimento da vacina Sputnik V foi criticado por sua pressa indevida, por pegar atalhos e por uma ausência de transparência', disseram o professor Ian Jones, da Universidade de Reading, e a professora Polly Roy, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, em um comentário compartilhado pelo The Lancet.

'Mas o desfecho relatado aqui é claro, e o princípio científico da vacinação está demonstrado', disseram os cientistas, que não se envolveram no estudo. 'Agora outra vacina pode se unir à luta para diminuir a incidência da Covid-19.'

Os resultados se basearam em dados de 19.866 voluntários, um quarto dos quais recebeu um placebo, disseram os pesquisadores liderados por Denis Logunov, do Instituto Gamaleya, no Lancet.

Desde que o teste começou em Moscou, houve 16 casos registrados de Covid-19 sintomática entre pessoas que receberam a vacina e 62 entre o grupo de placebo, disseram os cientistas.

Isto mostra que um regime de duas doses da vacina, que se baseia em dois vetores de adenovírus diferentes e são administradas com um intervalo de 21 dias, foi 91,6% eficaz contra a Covid-19 sintomática.

A Rússia aprovou a Sputnik V em agosto, antes de o teste de larga escala começar, dizendo ser o primeiro país do mundo a fazê-lo com uma vacina contra Covid-19.

Um número pequeno de profissionais de saúde da linha de frente começou a recebê-la pouco depois, e uma distribuição em larga escala teve início em dezembro, mas o acesso foi limitado a membros de profissões especificas, como professores, profissionais médicos e jornalistas.

Em janeiro, a vacina foi oferecida a todos os russos.

(Reportagem adicional de Kate Kelland em Londres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vacina russa sputnik v e 916 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.