Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vale foca projetos de cobre após equacionar compromissos com tragédias

Placeholder - loading - Logo da Vale fotografado em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)  04/02/2019 REUTERS/Washington Alves
Logo da Vale fotografado em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) 04/02/2019 REUTERS/Washington Alves

Publicada em  

Por Marta Nogueira e Gram Slattery

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - Após equacionar importantes compromissos para reparar tragédias, a Vale avalia um cenário favorável para suas principais commodities no mercado e buscará acelerar projetos de cobre e elevar o pagamento de dividendos, afirmaram executivos da mineradora nesta sexta-feira.

O presidente da mineradora, Eduardo Bartolomeo, afirmou que a companhia tem uma 'visão muito bullish' ('altista') para o metal vermelho, cujos projetos podem ser acelerados na região de Carajás, no Pará.

'Estamos olhando esse cenário que vem aí com bastante bons olhos, os preços de cobre estão quase chegando na máxima de 2011', disse Bartolomeo, ao participar de teleconferência com analistas de mercado sobre os resultados no quarto trimestre.

O executivo destacou ainda que o níquel também está com preços 'razoavelmente' altos e o minério de ferro com um cenário 'muito saudável'. Segundo ele, a empresa focará no que ela sabe fazer.

O diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores, Luciano Siani, destacou que os preços do níquel se firmaram no fim do trimestre passado e neste início de ano, e a empresa chegou a realizar hedge para proteger compromissos de altos investimentos. Mas garantiu que a empresa confia 'na força do mercado de níquel.'

Do lado do minério de ferro, sua principal commodity, a Vale considera viver um 'momento único' em relação aos prêmios praticados, segundo o diretor-executivo de Ferrosos, Marcello Spinelli.

O motivo, segundo ele --além de um fator sazonal, de oferta mais apertada tanto da Vale quanto de suas concorrentes australianas--, deve-se ao cenário favorecido por um alto preço do coque na China, e um alto nível de utilização de altos-fornos na China, de cerca de 93%.

Spinelli citou ainda outros fatores, como um retorno mais rápido do feriado chinês, dado que não houve tantas viagens devido à pandemia.

Ainda nesta sexta-feira, a companhia manteve meta de produção de minério de ferro para 2021, após divulgação de resultados do ano passado, que tiveram impacto considerável dos pagamentos de reparações pela tragédia de Brumadinho (MG).

FUTURO E DIVIDENDOS

A Vale começa a olhar para frente, após equacionar importantes compromissos para reparações relacionadas a rompimentos de barragens nos últimos anos.

Neste ano, a empresa fechou um acordo global de cerca de 38 bilhões de reais, para reparações relacionadas ao desastre de Brumadinho, em 2019, encerrando ações coletivas na Justiça, trazendo celeridade ao processo e também previsibilidade para seu caixa.

Além disso, a companhia prevê que neste ano vai se dar o pico dos desembolsos da Fundação Renova, criada por ela e por sua sócia BHP, para reparações e indenizações referentes ao rompimento de barragem Samarco, em Mariana (MG), em 2015.

Segundo Siani, após os compromissos assumidos para reparar os desastres e ainda para elevar a segurança de suas barragens, a empresa tem expectativas de aumentar o pagamento de dividendos.

'Mesmo em um momento em que a companhia colocou sobre seus ombros um conjunto imenso de compromissos, a companhia ainda sinaliza um dividendo, em um período de 12 meses, de 7,3 bilhões de dólares', afirmou o diretor financeiro.

'Obviamente, com esses compromissos já assumidos no balanço, a expectativa é que a gente consiga daqui para frente aumentar esses valores.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vale foca projetos de cobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.