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    Variados tipos de treinos podem ser benéficos para idosos

    Principalmente, porque, auxiliam a diminuir o risco de queda

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    Segundo publicação da agência internacional de notícias Reuters, idosos, que se exercitam regularmente têm menos chances de sofrerem quedas do que outras pessoas com a mesma faixa-etária, as quais são inativas. É isso que aponta nova pesquisa do exterior.

    Treinos funcionais e que focam na melhora da estabilidade e coordenação são especialmente efetivos em reduzir risco de queda, sugere equipe que publicou o conteúdo no material científico 'Cochrane Library’.

     O novo estudo teve como objetivo medir exatamente quanto os treinos fazem a diferença.

    Pesquisadores examinaram dados de 108 pesquisas com mais de 23 mil participantes com mais de 65 anos.

    Com o tempo, exercícios reduziram as taxas de queda em 23%, segundo a análise. Isso significa que no decorrer do ano, se houvesse 850 quedas entre mil pessoas que não se exercitavam, adicionando a atividade física isso poderia resultar em 195 menos quedas, calcularam os cientistas.

    Atividade física, também, minimizou, no geral, o risco de uma ou mais quedas em 15%.

    Para o líder do estudo, Cathie Sherrington da Universidade de Sydney na Austrália, agora é possível concluir com total certeza que exercícios previnem essa situação ruim. 

    A análise afirma que múltiplas modalidades- como as que mais focam no equilíbrio, estabilidade e Resistência- provavelmente diminuem as chances de queda. E o Tai Chi Chuan, também, pode ajudar, nessa situação.

    Estudiosos não tinham dados suficientes para determinar se somente práticas que envolvem exercício de resistência, ou caminhar e dançar são úteis nesse caso. Então, a dica de ouro é: vale a pena ser alguém fisicamente ativo. 

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