Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Variantes do coronavírus recebem novos nomes para evitar estigmas

Placeholder - loading - Modelo em 3D representando o coronavírus 25/03/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Modelo em 3D representando o coronavírus 25/03/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - Variantes do coronavírus com nomes alfanuméricos confusos estão recebendo letras do alfabeto grego para simplificar o debate e a pronúncia, e ao mesmo tempo evitar estigmas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou os nomes novos na segunda-feira, em meio a críticas de que aqueles dados por cientistas a linhagens como a variante sul-africana --conhecida por nomes como B.1.351, 501Y.V2 e 20H/501Y.V2-- são complicados demais.

Desde que a pandemia começou, os nomes que as pessoas usam para descrever o vírus provocam polêmica. O ex-presidente norte-americano Donald Trump apelidou o novo coronavírus de 'vírus chinês', entre outros, provocando o receio de estar usando-os como uma arma política para atribuir a culpa a uma nação rival.

A OMS, que pede às pessoas que não usem a linguagem para induzir uma associação da Covid-19 a pessoas ou nacionalidades, também disse que elas devem evitar atrelar nomes de países a variantes emergentes.

As quatro variantes do coronavírus consideradas preocupantes pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU) e conhecidas pelo público em geral como variantes sul-africana, britânica, brasileira e indiana foram rebatizadas de Alfa, Beta, Gama e Delta, respectivamente, de acordo com a ordem de sua detecção.

Outras variantes de interesse continuam pelo alfabeto.

'Embora tenham suas vantagens, estes nomes científicos podem ser difíceis de dizer e lembrar, e estão sujeitos a ser relatados com erro', disse a OMS ao explicar a decisão.

(Reportagem adicional de Michael Shields e John Miller)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. variantes do coronavirus …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.