Vaticano abre inquérito contra bispo católico na Espanha; ele nega alegação de abuso
Vaticano abre inquérito contra bispo católico na Espanha; ele nega alegação de abuso
Reuters
10/11/2025
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Um bispo católico na Espanha está sendo investigado pelo Vaticano por alegação de abuso que o clérigo nega firmemente, disse sua diocese em um comunicado na segunda-feira.
O jornal espanhol El País noticiou na segunda-feira que o bispo Rafael Zornoza está sendo investigado por uma alegação de abuso sexual de um adolescente na década de 1990.
De acordo com comunicado da diocese, Zornoza está suspendendo temporariamente sua agenda enquanto o caso é investigado e cooperará totalmente com o inquérito.
Zornoza, que lidera a Diocese de Cádiz e Ceuta, na costa sul da Espanha, desde 2011, é o primeiro bispo católico espanhol conhecido publicamente a ser investigado pelo Vaticano por uma alegação de abuso.
Durante décadas, a Igreja de 1,4 bilhão de seguidores tem sido abalada por escândalos em todo o mundo envolvendo abuso e acobertamento, prejudicando sua credibilidade e custando-lhe centenas de milhões de dólares em acordos.
A assessoria de imprensa do Vaticano não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o caso.
A Diocese de Cádiz e Ceuta disse que as alegações estavam sendo investigadas por um tribunal da Igreja convocado na embaixada do Vaticano na Espanha, localizada em Madri.
'As acusações que estão sendo feitas, referentes a eventos que ocorreram há quase trinta anos, são muito sérias e também falsas', afirmou a diocese.
'Há total confiança no sistema judiciário, e será prestada total cooperação em tudo o que for necessário', acrescentou.
'Ao mesmo tempo, é necessário lembrar de respeitar a presunção de inocência que se aplica a todas as pessoas.'
(Reportagem de Graham Keeley e Joshua McElwee)
Reuters

