Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vaticano pede que católicos não invistam em combustíveis fósseis e armas

Placeholder - loading - Papa Francisco lidera missa na Basílica de São Pedro 14/06/2020 Vatican Media/ Divulgação via REUTERS
Papa Francisco lidera missa na Basílica de São Pedro 14/06/2020 Vatican Media/ Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Vaticano exortou os católicos nesta quinta-feira a retirarem seus investimentos das indústrias de combustíveis fósseis e armas e monitorarem atentamente empresas de setores como o da mineração para verificar se estão prejudicando o meio ambiente.

Os apelos constam de um manual de 225 páginas para líderes da Igreja e trabalhadores em comemoração do quinto aniversário da encíclica histórica do papa Francisco, 'Laudato Si' ('Louvado Sejas'), sobre a necessidade de se proteger a natureza, a vida e as pessoas indefesas.

O compêndio sugere medidas práticas para cumprir as metas da encíclica, que deu grande apoio aos acordos para conter o aquecimento global e alertou para os perigos da mudança climática.

A seção de finanças do manual diz que as pessoas 'poderiam favorecer mudanças positivas... excluindo de seus investimentos as empresas que não satisfazem certos parâmetros', como o respeito pelos direitos humanos, a proibição do trabalho infantil e a proteção do meio ambiente.

Batizada de 'A Caminho dos Cuidados da Casa Comum', ela tem entre suas propostas de ação conclamar os católicos a 'evitarem empresas que são danosas à ecologia humana ou social, como a aborto e armamentos, e ao meio ambiente, como as de combustíveis fósseis'.

Outra seção pede o 'monitoramento rigoroso' das indústrias extrativistas em áreas com ecossistemas frágeis para evitar a contaminação do ar, do solo e da água.

No mês passado, mais de 40 organizações religiosas de todo o mundo, mais da metade delas católicas, prometeram retirar seus investimentos de empresas de combustíveis fósseis.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vaticano pede que catolicos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.