Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vice-premiê da Espanha se reune com líder catalão no exílio para conversa sobre novo governo

Placeholder - loading - Líder separatista catalão Carles Puigdemont se reúne com vice-primeira-ministra da Espanha, Yolanda Díaz, em Bruxelas 04/09/2023 REUTERS/Yves Herman
Líder separatista catalão Carles Puigdemont se reúne com vice-primeira-ministra da Espanha, Yolanda Díaz, em Bruxelas 04/09/2023 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

MADRI (Reuters) - A vice-primeira-ministra interina da Espanha, Yolanda Díaz, foi a Bruxelas nesta segunda-feira para se encontrar com o político catalão exilado Carles Puigdemont, buscando o apoio de um separatista fugitivo da justiça espanhola para manter a coalizão de esquerda de Pedro Sánchez no poder.

Uma eleição inconclusiva em 23 de julho resultou em um Parlamento suspenso, tornando Puigdemont, que vive em exílio autoimposto na Bélgica desde que liderou a tentativa fracassada da Catalunha de se separar da Espanha em 2017, o improvável fiel da balança para a formação de um novo governo.

Alberto Nuñez Feijóo, cujo Partido Popular, conservador, obteve mais votos na eleição, fará a primeira tentativa de voto de investidura no Parlamento em 27 de setembro, embora suas chances de vitória sejam consideradas pequenas, pois ele ainda está quatro votos aquém do necessário para formar governo depois de receber apoio de seus poucos aliados, incluindo o Vox, de extrema-direita.

Enquanto isso, Sánchez, o líder socialista que encabeça o governo de coalizão de esquerda provisório, está em negociações para obter o apoio necessário para ser reconduzido ao cargo em uma hipotética segunda votação, uma vez que a tentativa do líder conservador de formar um governo tenha fracassado.

O apoio ou a abstenção do partido Junts, de Puigdemont, e de uma série de outros partidos separatistas ou regionalistas que apoiaram Sánchez no passado, será crucial para a conquista do direito de formar um governo.

O partido esquerdista Sumar, de Yolanda Diaz, disse em um comunicado que suas conversas com Puigdemont eram 'mais um passo em nossa firme tentativa de abrir uma nova era de soluções baseadas no diálogo e na democracia'.

O Partido Socialista, de Sánchez, disse que a reunião era estritamente da agenda do Sumar, embora tenha sido informado de que ela ocorreria.

Os partidos de direita condenaram a confiança de Sánchez nos partidos separatistas na legislatura anterior e as tentativas atuais de influenciar o Junts, como uma traição aos interesses da Espanha em prol de sua preservação no poder.

(Reportagem de Belén Carreño)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vice premie da espanha se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.