Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vista cansada por ser evitada através de exercícios específicos

A presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada, consiste na perda do foco da ‘visão de perto’.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Vista cansada por ser evitada através de exercícios específicos"

Publicada em  

Um novo tipo de exercício visual pode retardar o desenvolvimento da presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada. A condição consiste na perda do foco da ‘visão de perto’, atrapalhando atividades cotidianas, como a verificação de preços no mercado, e ocorre junto ao envelhecimento.

De acordo com estudo publicado no Journal of Vision, fazer exercícios de desempenho visual de forma contínua pode reduzir os sintomas do problema. O principal mecanismo utilizado baseia-se na observação de imagens, conhecidas como filtros de Gabor, em diferentes situações. Eles estimulam, de forma otimizada, a parte do cérebro responsável pela visão. Grande parte do treinamento envolve a tentativa de observar os filtros colocados entre pequenas distâncias. O espaçamento entre eles é alterado, o contraste do alvo é reduzido e as imagens são piscadas em uma tela por frações de segundo, dificultando a visualização.

Alguns especialistas são céticos quanto à eficácia do treinamento, mas várias pesquisas forneceram provas de que ele pode melhorar a acuidade visual, sensibilidade ao contraste e velocidade de leitura.

Outro estudo, publicado na revista Nature, também examinou funções do prórprio olho e descobriu que nenhuma dessas melhorias se deram por conta de alterações oculares, mas sim do cérebro.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vista cansada por ser evitada …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.