alexametrics
Conectando

    A presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada, consiste na perda do foco da ‘visão de perto’.

    Vista cansada por ser evitada através de exercícios específicos

    Por Redação, antena 1

    Placeholder - loading - news single img

    Um novo tipo de exercício visual pode retardar o desenvolvimento da presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada. A condição consiste na perda do foco da ‘visão de perto’, atrapalhando atividades cotidianas, como a verificação de preços no mercado, e ocorre junto ao envelhecimento.

    De acordo com estudo publicado no Journal of Vision, fazer exercícios de desempenho visual de forma contínua pode reduzir os sintomas do problema. O principal mecanismo utilizado baseia-se na observação de imagens, conhecidas como filtros de Gabor, em diferentes situações. Eles estimulam, de forma otimizada, a parte do cérebro responsável pela visão. Grande parte do treinamento envolve a tentativa de observar os filtros colocados entre pequenas distâncias. O espaçamento entre eles é alterado, o contraste do alvo é reduzido e as imagens são piscadas em uma tela por frações de segundo, dificultando a visualização.

    Alguns especialistas são céticos quanto à eficácia do treinamento, mas várias pesquisas forneceram provas de que ele pode melhorar a acuidade visual, sensibilidade ao contraste e velocidade de leitura.

    Outro estudo, publicado na revista Nature, também examinou funções do prórprio olho e descobriu que nenhuma dessas melhorias se deram por conta de alterações oculares, mas sim do cérebro.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.