Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?

A Antena 1 preparou uma lista exclusiva de LPs que fazem muito sucesso na programação da rádio

Placeholder - loading - Disco de Vinil
Disco de Vinil

Publicada em  

Mesmo com a possibilidade de diversas dinâmicas de compra e venda online, o hábito tradicional e nostálgico de escutar grandes obras pelo toca-discos voltou com força para todos os amantes da boa música.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, os antigos hábitos - sejam eles a regravação de uma música ou até mesmo uma tendência marcante na moda - voltam quando menos se espera. E, claro, isso não poderia ser diferente com o mercado musical.

Como surgiram os LPs?

Essa invenção que surgiu no final da década de 40, mais precisamente em 21 de junho de 1948. O primeiro disco de vinil, lançado pela Columbia Records, tinha 12 polegadas e 33 1⁄3 rotações por minuto. Na época, a invenção continha uma gravação de Mendelssohn’s Concerto In E Minor, tocada e interpretada pelo violinista ucraniano, Natham Milstein.

O artista era e ainda é considerado como um dos melhores e mais virtuosos musicistas do século XX, uma vez que ele se destacou mundialmente devido as suas versões das obras de compositores renomados na música erudita, como Paganini, Tchaikovsky e Beethoven.

Confira a versão digital desta gravação:


Este formato inicial dos LPs foi fundamental para criar uma padronização no mercado, uma vez que existiam discos de formatos e rotações distintas. O modelo do aparelho e a frequência de eletricidade do local também influenciavam no produto final, visto que sem essa convenção, as mesmas músicas eram tocadas de maneiras diferentes pelos consumidores.

Além disso, o vinil também teve um papel muito importante com relação a duração dos áudios disponibilizados para o público. Segundo Andy Linehan, curador da Biblioteca Britânica, antes era possível ouvir somente três minutos de um lado do disco e, após a mudança, as pessoas podiam colocar até 20 minutos no Lado A e no Lado B.

“De repente, por conta dos sulcos mais estreitos e uma velocidade mais lenta, houve a possibilidade de colocar uma obra clássica inteira em um lado de um disco. Dessa forma, algo que é corriqueiro para nós foi viabilizado: várias músicas compiladas em um mesmo vinil”, afirma Andy.

Até pouco tempo antes do lançamento revolucionário da Columbia Records, os vinis eram comercializados em kits, assim como é feito com uma coleção de livros, por exemplo, na qual o ouvinte tinha que tocar cada um dos LPs para ouvir o álbum ou a obra completa de um determinado artista.

A volta dos LPs em 2021

De fato, o isolamento social e a pandemia da covid-19, foram os principais motivos por trazer essa moda de volta. Mas, o que realmente alavancou as vendas desse produto, em 2020 e 2021, foi o e-commerce, mais conhecido como a famosa frase: “vou pedir pela internet mesmo”.

Além dos colecionadores, as gerações mais novas acabaram conhecendo os vinis e aderiram rapidamente ao formato. Ou seja, mesmo que há pouco tempo atrás ainda se comprava os discos nos anos 80 e 90, agora o público consumidor também inclui as gerações Z (1995 - 2009) e Alpha (a partir de 2010).

Retirar o vinil da capa, limpá-lo, preparar o toca-discos, posicionar a agulha, quando comparado a escutá-las por plataformas de streaming, com certeza é um ritual muito cativante e charmoso. É como uma herança cultural tornando-se um objeto de arte que não pode ser esquecido.

Com isso, esse item volta a ser rentável para artistas e suas gravadoras, gerando uma alta demanda e aumento nos preços, que tem atualmente movimentado milhões de dólares no mundo com lançamentos e relançamentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Recording Industry Association of America (RIAA), no primeiro se semestre de 2020 a venda de LPs superou a de CDs. Algo surpreendente que não ocorria desde a década de 80. Essa procura chegou a dobrar no início deste ano, quando comparado ao mesmo período em 2020, resultando em um aumento de 19,2 milhões de vendas.

Já o levantamento feito pela MRC Data (antiga Nielsen SoundScan), o Estados Unidos é considerado como o maior consumidor do planeta e obteve um crescimento significativo pelo 15º, vendendo mais de 27,5 milhões de cópias em 2020.

Tendo em vista esses dados, é mais que certo dizer que o potencial de comercialização dos discos de vinil só tende a crescer e se desenvolver nos próximos anos. Por isso, que tal conferir 6 indicações de vinis que fazem e já fizeram muito sucesso na programação da Antena 1?

Box ‘This Far’ - Sade

Imagem de conteúdo da notícia "Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?" #1
Toque para aumentar

Clique aqui para adquirir o disco.

‘A Night At The Opera’ - Queen

Imagem de conteúdo da notícia "Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?" #2
Toque para aumentar

Clique aqui para adquirir o disco.

'Thriller' - Michael Jackson

Imagem de conteúdo da notícia "Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?" #3
Toque para aumentar

Clique aqui para adquirir o disco.

‘Diamonds' - Elton John

Imagem de conteúdo da notícia "Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?" #4
Toque para aumentar

Clique aqui para adquirir o disco.

‘Rumors’ - Fleetwood Mac

Imagem de conteúdo da notícia "Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?" #5
Toque para aumentar

Clique aqui para adquirir o disco.

‘Gold: Greatest Hits’ - ABBA

Imagem de conteúdo da notícia "Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?" #6
Toque para aumentar

Clique aqui para adquirir o disco.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. voce sabia que os discos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.