Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Volvo lança SUV elétrico EX30 com foco em acessibilidade

Placeholder - loading - Pequeno utilitário esportivo elétrico, EX30, da Volvo 07/06/2023 REUTERS/Claudia Greco
Pequeno utilitário esportivo elétrico, EX30, da Volvo 07/06/2023 REUTERS/Claudia Greco

Publicada em  

Atualizada em  

MILÃO (Reuters) - A Volvo lançou um pequeno utilitário esportivo elétrico, EX30, nesta quarta-feira com duas opções de bateria e um preço inicial de cerca de 36 mil euros, enquanto as montadoras competem com a Tesla para tornar os veículos elétricos mais acessíveis.

O EX30, lançado em Milão, é o menor SUV da montadora sueca e segue o lançamento do modelo maior, EX90, em novembro.

O preço inicial se compara com os mais de 40 mil euros do Model 3 da Tesla, o carro mais barato do grupo norte-americano. A empresa cortou os preços várias vezes este ano para tentar incentivar a demanda à medida que a concorrência esquenta entre os fabricantes de veículos elétricos.

O presidente-executivo da Volvo Cars, Jim Rowan, disse que o grupo não precisa seguir a Tesla nos cortes de preços de veículos elétricos, pois a demanda do mercado é saudável.

A montadora, que quer metade de seu volume de vendas em veículos elétricos até meados da década e apenas elétricos até 2030, disse que o EX30 é uma de suas maiores oportunidades de negócios nos próximos anos ao ter preço próximo de modelos a combustão.

O modelo, já disponível para encomenda em alguns mercados, inclusive na Europa, é oferecido com dois tipos de bateria.

As baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) mais baratas e com menos recursos são voltadas para clientes que viajam principalmente dentro das cidades ou em distâncias mais curtas, ajudando a manter o preço inicial do carro baixo, disse a Volvo.

As baterias NMC (níquel-manganês-cobalto) mais eficientes oferecerão aos compradores do EX30 um alcance estendido de até 480 quilômetros. A Volvo não divulgou o preço das versões NMC, nem o alcance das LFP.

Os SUVs elétricos de marcas premium europeias, como BMW , Mercedes e Audi custam pelo menos 56 mil euros. O preço de entrada do EX30 é comparável ao da versão elétrica do utilitário Avenger, da Jeep.

(Por Giulio Piovaccari e Marie Mannes)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. volvo lanca suv eletrico ex30 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.