Wall Street fica sem direção única com decisão de Trump sobre Oriente Médio em foco
Wall Street fica sem direção única com decisão de Trump sobre Oriente Médio em foco
Reuters
20/06/2025
Atualizada em 20/06/2025
(Reuters) - Os principais índices de Wall Street estavam sem direção única nesta sexta-feira, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, evitou tomar uma decisão imediata sobre o envolvimento do país na guerra entre Israel e Irã.
Trump tomará uma decisão dentro das próximas duas semanas, disse a Casa Branca na quinta-feira, conforme as hostilidades entre os dois países do Oriente Médio entravam na segunda semana.
Os mercados têm permanecido cautelosos, pois Trump tem mantido o mundo em dúvida quanto aos seus planos - desde a proposta de uma solução diplomática rápida até a sugestão de que os EUA poderiam se juntar à luta, já que Israel pretende suprimir a capacidade de Teerã de construir armas nucleares.
Uma autoridade iraniana disse à Reuters que Teerã está pronta para discutir limitações ao enriquecimento de urânio, mas o enriquecimento zero será rejeitado 'especialmente agora sob os ataques de Israel'.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, chegou a Genebra para se reunir com seus pares europeus, que esperam estabelecer um caminho de volta à diplomacia.
'Qualquer fluxo de notícias que se incline na direção da redução da escalada será positivo para o mercado', disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Wealth.
As preocupações com as pressões dos preços nos EUA também estavam em foco depois que os membros do Federal Reserve alertaram na quarta-feira que a inflação pode aumentar, à medida que os efeitos econômicos das tarifas de importação acentuadas de Trump começarem a aparecer.
Na sexta-feira, o diretor do Fed Chris Waller disse que o banco central dos EUA deveria considerar a possibilidade de cortar os juros em sua próxima reunião, devido aos recentes dados moderados de inflação e porque qualquer choque de preços decorrente das tarifas será de curta duração.
O Dow Jones subia 0,09%, a 42.208,10 pontos. O S&P 500 tinha queda de 0,28%, a 5.963,89 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 0,65%, a 19.419,25 pontos.
(Por Kanchana Chakravarty e Sukriti Gupta em Bengaluru)
Reuters

