Wall Street despenca conforme baixa de ações de tecnologia se estende por receio sobre IA
Wall Street despenca conforme baixa de ações de tecnologia se estende por receio sobre IA
Reuters
12/02/2026
Atualizada em 12/02/2026
Por Sinéad Carew e Twesha Dikshit
12 Fev (Reuters) - Os índices de Wall Street caíram acentuadamente, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq registrou uma baixa de 2%, conforme investidores intensificaram a venda de ações de tecnologia e fugiram de papéis do setor de transportes, devido às preocupações com problemas causados pela inteligência artificial (IA).
O Dow Jones caiu 1,34%, para 49.451,98 pontos. O S&P 500 cedeu 1,57%, para 6.832,76 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq perdeu 2,03%, para 22.597,15 pontos.
O S&P 500 e o Dow Jones caíram mais de 1%, com investidores também assimilando os últimos dados sobre o mercado de trabalho e aguardando o relatório de inflação de janeiro, previsto para sexta-feira.
Depois de começarem o dia em alta, os índices começaram a sofrer uma liquidação posteriormente nas negociações da manhã, conforme investidores fugiram de setores mais arriscados e fizeram apostas em setores mais defensivos, como serviços públicos, bens de consumo básico e imóveis.
Em um momento em que investidores estão preocupados com o impacto que a IA terá sobre a concorrência, uma atualização trimestral pouco impressionante da Cisco Systems ajudou a azedar o mercado de ações de tecnologia em geral. Empresas de transporte também foram afetadas pelas preocupações com problemas provocados por IA.
“A narrativa mais ampla no mercado é quais setores e indústrias podem aumentar a produtividade com investimentos em IA e, por outro lado, quais indústrias serão afetadas pela IA”, disse Jack Herr, analista de investimentos principal da GuideStone Funds.
“Vemos este como um ano de ‘prova de fogo’ para a IA. Precisamos começar a ver algum retorno sobre os investimentos.”
Reuters

