Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Zelenskiy afasta aliados próximos no maior expurgo da guerra

Placeholder - loading - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev 11/07/2022 REUTERS/Valentyn Ogirenko
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev 11/07/2022 REUTERS/Valentyn Ogirenko

Publicada em  

Por Tom Balmforth e Max Hunder

KIEV (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afastou seu amigo de infância do posto de chefe do serviço de segurança do país e outra aliada próxima do cargo de procuradora-geral, no maior expurgo interno da guerra, alegando fracasso deles em erradicar espiões russos.

Ivan Bakanov, chefe da poderosa agência de segurança SBU, e Iryna Venediktova, procuradora-geral, foram emblemáticos da política de Zelenskiy de colocar jovens leais para combater a corrupção desde que chegou ao poder em 2019.

Mas quase cinco meses após a invasão da Rússia, o presidente reconheceu que seus dois aliados não conseguiram erradicar traidores e colaboradores em suas organizações.

Zelenskiy disse no domingo que os dois foram removidos de seus cargos. O vice-chefe do governo de Zelenskiy esclareceu na segunda-feira que eles foram suspensos enquanto aguardam mais investigações, em vez de demitidos.

Mais de 60 funcionários da SBU e da promotoria estavam trabalhando contra a Ucrânia em territórios ocupados pela Rússia, e 651 casos de traição e colaboração foram abertos contra autoridades de segurança, disse Zelenskiy em um discurso em vídeo.

'Esta série de crimes contra os fundamentos da segurança nacional do estado... levanta questões muito sérias para os líderes relevantes', afirmou Zelenskiy. 'Cada uma dessas perguntas receberá uma resposta adequada.'

Zelenskiy, agora amplamente aclamado no cenário mundial como um líder decisivo em tempos de guerra, foi criticado antes da invasão por acusações de que ele havia nomeado estranhos inexperientes, incluindo amigos, para cargos para os quais eles não estavam à altura.

Bakanov, amigo de Zelenskiy desde a infância no sul da Ucrânia, ajudou a administrar os negócios de mídia de Zelenskiy durante sua carreira na televisão. Ele então liderou a campanha bem-sucedida que levou Zelenskiy a mudar de interpretar o presidente em uma comédia para ser eleito com uma vitória esmagadora na vida real.

Venediktova, que participou de uma reunião na semana passada em Haia discutindo o esforço internacional para processar crimes de guerra russos na Ucrânia, aconselhou Zelenskiy sobre a reforma judicial desde que ele entrou na política.

Em seu discurso noturno à nação, Zelenskiy destacou a recente prisão por suspeita de traição do ex-chefe do SBU que supervisiona a região da Crimeia, a península anexada pela Rússia em 2014 que Kiev e o Ocidente ainda veem como terra ucraniana.

Zelenskiy disse que demitiu o principal oficial de segurança no início da invasão, uma decisão que ele disse ter se mostrado justificada.

'Foram coletadas evidências suficientes para denunciar essa pessoa por suspeita de traição. Todas as suas atividades criminosas estão documentadas', afirmou ele.

3.000 MÍSSEIS DE CRUZEIRO

Depois de não conseguir capturar a capital Kiev no início da invasão, as forças russas usaram uma campanha de bombardeios devastadores para estender seu controle do sul e do leste.

Nas últimas semanas, os russos intensificaram os ataques de longa distância contra alvos distantes do front, matando um grande número de civis no que a Ucrânia chama de terrorismo. Moscou diz que está atirando em alvos militares.

Zelenskiy disse que a Rússia usou mais de 3.000 mísseis de cruzeiro até o momento e que era 'impossível contar' o número de artilharia e outros ataques até agora.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. zelenskiy afasta aliados …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.