Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Zelenskiy pede 'luta' pela Crimeia após 10 anos de ocupação

Placeholder - loading - Cartaz em apoio a Vladimir Putin na Crimeia  14/2/2024   REUTERS/Alexey Pavlishak
Cartaz em apoio a Vladimir Putin na Crimeia 14/2/2024 REUTERS/Alexey Pavlishak

Publicada em  

KIEV (Reuters) - A Ucrânia e seus parceiros internacionais precisam continuar lutando para restaurar o controle ucraniano sobre a Crimeia, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy na segunda-feira, quando Kiev marcou uma década de ocupação russa na península do Mar Negro.

As tropas de Moscou assumiram o controle da Crimeia em 2014 por meio de uma invasão secreta e, em seguida, usaram-na para ajudar a lançar seu ataque em grande escala contra a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

'Essa guerra cruel que agora está sendo travada contra a Ucrânia foi gerada pelo revanchismo russo precisamente quando sentiu que o mundo poderia fazer vista grossa para tais crimes', disse Zelenskiy em um discurso em vídeo.

Nesta segunda-feira, a Ucrânia marcou o décimo aniversário de uma manifestação na capital da Crimeia, Simferopol, contra um movimento apoiado pela Rússia que abriu caminho para a anexação, que a comunidade internacional condenou como ilegal.

A Rússia celebra a anexação em 18 de março, dia em que o presidente Vladimir Putin a formalizou com um tratado em Moscou.

Kiev afirma que continuará lutando até restaurar suas fronteiras de 1991, que incluem a Crimeia, e está liderando um esforço diplomático para elaborar um plano de paz que preveja a retirada total das tropas russas.

Moscou diz que a ideia de conversações de paz sem a participação da Rússia é absurda e que qualquer solução para a guerra teria que reconhecer as 'novas realidades no terreno'.

As Forças Armadas da Ucrânia estão lutando para conter os ataques russos ao longo da extensa linha de frente, à medida que a invasão russa entra em seu terceiro ano.

Zelenskiy, em seu discurso, pediu aos parceiros da Ucrânia que 'lutem pela renovação total do direito internacional'.

'Podemos acabar com essa guerra em nossos termos ucranianos. Podemos resgatar nossa terra e nosso povo da ocupação', disse ele. 'Podemos levar a Rússia à justiça pelo que ela fez. Mas para que isso aconteça, precisamos lutar.'

(Reportagem de Dan Peleschuk; reportagem adicional de Felix Hoske)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. zelenskiy pede luta pela …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.