Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Zelenskiy pedirá mais ajuda à Ucrânia em discurso ao Congresso dos EUA

Placeholder - loading - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante pronunciamento em Kiev 04/03/2022 Serviçon de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante pronunciamento em Kiev 04/03/2022 Serviçon de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, fará nesta quarta-feira um apelo urgente ao Congresso dos Estados Unidos por mais ajuda no combate a uma invasão russa que trouxe morte e destruição e enviou uma onda de refugiados fugindo de seu país.

O discurso virtual de Zelenskiy aos membros da Câmara dos Deputados e do Senado, marcado para as 10h (horário de Brasília), chega um dia depois que ele fez um apelo ao Parlamento do Canadá por mais sanções do Ocidente contra a Rússia e pela imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.

Uma zona de interdição de voo é um passo que o presidente dos EUA, Joe Biden, e seus aliados da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) resistem em dar por medo de uma escalada da guerra que começou com a invasão da Rússia à Ucrânia em 24 de fevereiro. Biden sancionou na terça-feira a lei que dá 13,6 bilhões de dólares em ajuda de emergência à Ucrânia para ajudá-la a obter mais armamento e assistência humanitária.

Zelenskiy procurou nas últimas semanas apoio ao seu país em vários discursos para o público estrangeiro, incluindo também os Parlamentos europeu e britânico.

O apoio à Ucrânia é um raro exemplo em que republicanos e democratas se alinharam em um Congresso norte-americano fortemente dividido, com alguns legisladores de ambos os partidos incitando Biden a ir mais longe na ajuda à Ucrânia. Há algum apoio bipartidário no Congresso para o envio de aviões de combate para a Ucrânia.

O líder republicano do Senado, Mitch McConnell, disse na terça-feira aos repórteres que não espera que Zelenskiy peça o envolvimento direto dos EUA ou uma zona de interdição de voo, o que poderia exigir que as forças da Otan disparem contra aeronaves russas.

'Mas há muitas armas que são extremamente eficazes para controlar o ar', disse McConnell, citando aviões de guerra que a Polônia se ofereceu para fornecer à Ucrânia.

O discurso será transmitido ao vivo, ao contrário de uma conversa particular que Zelenskiy teve em 5 de março com parlamentares norte-americanos, durante a qual ele fez um apelo para que os aviões ajudassem a Ucrânia a resistir aos ataques aéreos da Rússia.

'Não estamos pedindo muito. Estamos pedindo justiça, um apoio real', disse Zelenskiy aos parlamentares canadenses na terça-feira.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, principalmente mulheres e crianças, e estão buscando segurança nos países vizinhos, principalmente na Polônia.

Biden anunciou a proibição das importações de petróleo e outras importações de energia da Rússia e pediu a suspensão do status comercial preferencial dado à Rússia, o que proporciona a seus produtos exportados tarifas mais baixas na arena internacional. A Câmara dos Deputados dos EUA está tentando aprovar legislação em resposta ao pedido de Biden esta semana.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. zelenskiy pedira mais ajuda a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.