Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Zelenskiy visita países bálticos com foco na guerra e na integração europeia

Zelenskiy visita países bálticos com foco na guerra e na integração europeia

Reuters

10/01/2024

Placeholder - loading - Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy  31/12/2023   Divulgação via REUTERS
Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy 31/12/2023 Divulgação via REUTERS

Por Andrius Sytas

VILNIUS (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, chegou à Lituânia nesta quarta-feira, no início de uma visita por três Estados bálticos para discutir a guerra de seu país com a Rússia e os planos de Kiev de se juntar à Otan e à União Europeia.

Ao anunciar sua chegada no X, anteriormente conhecido como Twitter, Zelenskiy disse que iria à Letônia e à Estônia nos próximos dias. Todos os três Estados bálticos são membros da UE e da aliança militar da Otan.

'Segurança, integração da UE e da Otan, cooperação em guerra eletrônica e drones, e maior coordenação do apoio europeu estão todos na agenda', afirmou Zelenskiy.

Zelenskiy chegou em uma visita não anunciada a Vilnius, um firme apoiador de Kiev, no momento em que se aproxima o segundo aniversário da invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia.

Com o aumento das perspectivas de uma guerra prolongada, a Ucrânia tem apelado aos seus aliados ocidentais por mais assistência financeira e militar.

'Os presidentes discutirão a guerra na Ucrânia, o apoio à Ucrânia e sua integração na União Europeia e na Otan', disse o gabinete do presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, em um comunicado.

(Reportagem de Andrius Sytas)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.