Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“Dawn FM”: álbum de The Weeknd retorna ao primeiro lugar nas vendas e bate recorde de vinil

O disco alcançou o topo do gráfico pela primeira vez em fevereiro, logo após sua versão em CD ter sido lançada

Placeholder - loading - The Weeknd no Coachella 2022. - Foto por Kevin Winter
The Weeknd no Coachella 2022. - Foto por Kevin Winter

Publicada em  

Na última semana, o álbum “Dawn FM”, lançado em janeiro deste ano, do cantor canadense The Weeknd, atingiu a marca de 44 mil cópias vendidas apenas nos Estados Unidos, sendo a grande maioria em versão vinil.

Com isso, o artista marcou a maior semana de vendas de um álbum de R&B em vinil desde que o Luminate, antigo P-MRC Data - empresa de análise de dados de música e entretenimento-, começou a acompanhar as vendas de música no ano de 1991.

A coletânea retornou a parada de vendas de álbuns da Billboard no topo após o seu lançamento em vinil, cassete e em configurações de caixa, que aconteceu no último dia 29 de abril. Vale destacar que álbuns de R&B são definidos como aqueles que atingiram o Top R&B Albums chart da Billboard.

Lembrando que a primeira vez que o compilado alcançou o primeiro lugar no gráfico foi em 12 de fevereiro, depois que sua configuração de CD foi lançada.

Imagem de conteúdo da notícia "“Dawn FM”: álbum de The Weeknd retorna ao primeiro lugar nas vendas e bate recorde de vinil" #1
Toque para aumentar

Segundo dados da Iluminate, “Dawn FM” teve 44 mil de suas cópias vendidas, obtendo um aumento de quase 3% em suas vendas, sendo que 34 mil dessa soma eram LPs de vinil.

Anteriormente, o último recorde foi no gráfico datado de 14 de agosto de 2021, com o álbum “Welcome 2 America” do artista norte-americano Prince, que obteve mais de 22 mil cópias vendidas apenas na primeira semana, tendo sua maior semana de vendas em vinil para um álbum de R&B na era Luminate.

O mais recente lançamento de The Weeknd, teve sua estreia oficial em 7 de janeiro através das plataformas de streaming. Logo, três semanas depois, no dia 28 daquele mesmo mês, a obra foi lançada em versão de CD, com várias edições de colecionador autografadas pelo próprio, e no dia 29 de abril, foi a vez das edições de vinil, cassete e caixa de luxo chegarem, impulsionando ainda mais o disco.

Relembre:



Falando um pouco mais sobre o ranking, o Top Album Sales da Billboard é responsável por classificar os álbuns mais vendidos da semana se baseando apenas nas vendas tradicionais de álbuns - mencionadas anteriormente. Esse gráfico surgiu no dia 25 de maio de 1991, sendo a primeira semana em que a Billboard começou a reunir todos os dados e tabular as vendas puras de álbuns.

Outros destaques que estrearam no Top 3 dessa semana foram: em segundo lugar, o novo álbum de estúdio da cantora country norte-americana Miranda Lambert intitulado “Palomino” com mais de 24 mil cópias vendidas- se tornando a maior semana de vendas de um álbum country no ano de 2022; e em terceiro lugar, o disco “Dave 's Picks Volume 42: Winterland, San Francisco, CA – 23/02/74” da banda norte-americana de rock Grateful Dead, com 22 mil cópias,


Curiosidade Antena 1

Na última semana (5 de maio) , foram contabilizados mais de 1,826 milhão de discos vendidos apenas nos Estados Unidos, o que é relativamente ruim, já que representa queda de 21,4%, quando comparada à semana anterior. Dessa quantidade total, os álbuns físicos, como CDs, LPs de vinil, cassetes - entre outros - somaram aproximadamente 1,42 milhão, representando uma queda de 26,9%. Entretanto, em compensação, as vendas digitais se deram por quase 410 mil cópias, obtendo um aumento de 5,8%.

Com números mais exatos, de acordo com a Billboard, nesta mesma semana havia 669 mil álbuns vendidos , em CD, - com um aumento de 8,6% - e 739 mil em vinil, com uma queda de 43,8%

Lembrando que um dos maiores singles de sucesso de “Dawn FM” , “Out of Time” faz parte da programação aqui da Antena 1, além ter feito parte do nosso ranking semana das 10 + pedidas. Inclusive, a canção já alcançou o topo!

LEIA TAMBÉM: AS 10+ DE 12 DE MARÇO

A canção "Out Of Time" já acumula em torno de 30 milhões de visualizações apenas em seu vídeo oficial na plataforma do YouTube. Em sua letra, ela chega a apresentar um The Weeknd com uma energia nostálgica que ao decorrer da canção reflete sobre como o seu próprio trauma teve efeito em seus relacionamentos amorosos em sua vida.

Entretanto, a própria música declara que é tarde demais para consertar as coisas e, por mais que ele ainda sofra de amores, o cantor demonstra estar superando tudo o que ele e o seu par romântico viveram ao longo do relacionamento, e até mesmo quando romperam a relação.

Alegando que o tempo acabou, a narração ao final da canção do ator Jim Carrey soa como uma intenção de trazê-lo de volta.

Escute "Out Of Time" na íntegra e confira a Letra e Tradução:



Veja também:

U2 cantam 'Stand by Me' em Kiev

Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas do Jack Johnson

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dawn fm album de the weeknd …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.