Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

250 anos de Beethoven: Conheça um pouco mais sobre artista

Lendário compositor alemão tem reconhecimento atemporal

Placeholder - loading - Ludwig van Beethoven: Representação do compositor feita pelo pintor Joseph Karl Stieler – Antena 1/Divulgação
Ludwig van Beethoven: Representação do compositor feita pelo pintor Joseph Karl Stieler – Antena 1/Divulgação

Publicada em  

Hoje, dia 17 de dezembro de 2020, é aniversário do lendário compositor e multi-instrumentalista alemão, Ludwig van Beethoven. O artista é considerado uma das maiores inspirações para a história da música global em todos os tempos. O gênio vindo de Bonn está sendo lembrado por diversos maestros ao redor do mundo, além de entusiastas, não só do gênero de musica clássica, mas de fonografia no geral. Confira pouco mais da história do mestre abaixo.

Veja também: O 250º aniversário de Beethoven

Ludwig van Beethoven nasceu no dia 17 de dezembro de 1770 em Bonn, no estado Nordhein-Westfalen, na Alemanha – na época ainda sob o regime real, com o nome Reino da Prússia. Ludwig é filho de Maria Magdalena Keverich e Johann van Beethoven, este que era também era pianista e compositor, ensinando o artista desde a infância no intuito de transformar o músico em um “menino-prodígio” no uso do instrumento.

Com apenas oito anos de idade, o Ludwig foi confinado com o mestre Christian Gottlob Neefe, que era mestre de cravo – instrumento que se assemelha ao piano – e forneceu todo o conhecimento inicial ao artista a ponto de, aos 10 anos, dominar toda a obra de Johann Sebastian Bach, outro influente compositor alemão. Gottlob dizia que Beethoven era o “novo Mozart”, mesmo jovem demais para assumir tal título. Desde então, até 1795, Ludwig já havia se tornado referência no país sobre música, além de ter se torando aluno de ninguém menos que Joseph Haydn, outro genial compositor responsável pelo “classicismo vienense”, representado por Haydn, Beethoven e Mozart.

Após alguns anos em Viena, na Áustria, o artista passou a ser considerado “uma criatura completamente indomável”, como disse Johann Wolfgang von Goethe, amigo próximo de Beethoven. A fúria nas obras fantásticas do compositor fizera dele uma estrela, porém, graças a surdez progressiva do músico, alguns deslizes foram acontecendo até gradativamente, Ludwig ficar debilitado e o processo criativo se tornar lento.

Contudo, em 1824 aconteceu a composição de sua obra-prima. A Sinfonia nº9 em Ré Menor, Op. 125 não só é descrita como um fenômeno, como também ditou algo cultural nunca antes visto na musica global. Beethoven ainda instiga diversos historiadores que estudam os efeitos causados nos locais por onde o compositor se apresentava, que segundo testemunhos, se assemelhavam a templos, já que a experiencia era divina. No dia da primeira apresentação da sinfonia, em 7 de maio de 1824, em Viena, faziam 12 anos que o compositor não subia ao palco, porém, apesar de conduzir um pouco atrasado os músicos que performavam as partituras, foi aplaudido de pé durante diversas vezes. Beethoven não podia ouvir, mas ao ver tal reação positiva do público, saiu do concerto surpreendentemente comovido, já que relatos indicavam que era um homem rabugento e ranzinza.

Ludwig van Beethoven faleceu no dia 26 de março de 1827, aos 56 anos, em Viena. Diferente de Mozart, que foi enterrado anonimamente em uma vala comum, 20 mil cidadãos da cidade fizeram questão de participar do funeral do compositor alemão, em 29 de março. Há diversos mistérios ao redor da morte do artista, porém, a mais provável foi por conta de envenenamento devido a doses excessivas de chumbo em remédios. Beethoven é incontestavelmente um dos pilares da música ocidental, pois não só foi visionário em suas produções, como também trabalhava para especificamente a posteridade, não atoa que até hoje é um dos compositores mais respeitados e influentes que já existiram. Feliz aniversário, mestre. A DW preparou um vídeo sobre a vida e obra do artista, você pode conferir abaixo:

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 250 anos de beethoven conheca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.