Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O 250º aniversário de Beethoven

O mestre compositor nasceu há 250 anos e revolucionou a música. A Nona Sinfonia é considerada sua obra-prima

Publicada em  

Veja também: 250 anos de Beethoven: Conheça um pouco mais sobre artista

Transcrito:

O mundo está celebrando Beethoven.

Local: Berlim, Alemanha

O mestre compositor nasceu há 250 anos e revolucionou a música. A Nona Sinfonia é considerada sua obra-prima. Ela foi a última das sinfonias de Beethoven, e foi completada três anos antes de sua morte. A Nona Sinfonia ainda comove pessoas mundo afora.

Joséphine Nsimba (Orquestra Sinfônica Kimbanguista, Kinshasa): “Vejo Beethoven como um homem com sentimento, com alegria. E ele era louco por música, muito louco. Quando você ouve sua música, ou a toca, você sente vibrações em todo o seu corpo, no fundo do seu coração. Você sente alegria e um vínculo com Beethoven”.

A influência do compositor é enorme. Como soaria o mundo hoje, sem sua obra?

Alguns roqueiros acham que Beethoven teria uma guitarra pendurada no pescoço se vivesse hoje, e que tocaria riffs cativantes como sua Quinta Sinfonia. Riffs como “Rock you like a hurricane” da banda alemã Scorpions ou “Locomotive breath”, da banda inglesa Jethro Tull.

Ian Anderson (Líder da banda Jethro Tull): “Uma ideia que se repete muitas vezes, como um tema repetitivo, que depois tende a ser abreviado para um riff. Beethoven desenvolve essa ideia com ‘da-da-da-damm’”.

As comemorações devem continuar no próximo ano em Bonn, sua cidade natal, pois muitos eventos foram cancelados por causa da pandemia. Ou seja, o 251º aniversário de Beethoven será estrondoso.

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o 250 aniversario de beethoven

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.