Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    O 250º aniversário de Beethoven

    O mestre compositor nasceu há 250 anos e revolucionou a música. A Nona Sinfonia é considerada sua obra-prima

    Publicada em  

    Veja também: 250 anos de Beethoven: Conheça um pouco mais sobre artista

    Transcrito:

    O mundo está celebrando Beethoven.

    Local: Berlim, Alemanha

    O mestre compositor nasceu há 250 anos e revolucionou a música. A Nona Sinfonia é considerada sua obra-prima. Ela foi a última das sinfonias de Beethoven, e foi completada três anos antes de sua morte. A Nona Sinfonia ainda comove pessoas mundo afora.

    Joséphine Nsimba (Orquestra Sinfônica Kimbanguista, Kinshasa): “Vejo Beethoven como um homem com sentimento, com alegria. E ele era louco por música, muito louco. Quando você ouve sua música, ou a toca, você sente vibrações em todo o seu corpo, no fundo do seu coração. Você sente alegria e um vínculo com Beethoven”.

    A influência do compositor é enorme. Como soaria o mundo hoje, sem sua obra?

    Alguns roqueiros acham que Beethoven teria uma guitarra pendurada no pescoço se vivesse hoje, e que tocaria riffs cativantes como sua Quinta Sinfonia. Riffs como “Rock you like a hurricane” da banda alemã Scorpions ou “Locomotive breath”, da banda inglesa Jethro Tull.

    Ian Anderson (Líder da banda Jethro Tull): “Uma ideia que se repete muitas vezes, como um tema repetitivo, que depois tende a ser abreviado para um riff. Beethoven desenvolve essa ideia com ‘da-da-da-damm’”.

    As comemorações devem continuar no próximo ano em Bonn, sua cidade natal, pois muitos eventos foram cancelados por causa da pandemia. Ou seja, o 251º aniversário de Beethoven será estrondoso.

    Escrito por DW

    1. Home
    2. noticias
    3. o 250 aniversario de beethoven

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.