Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    265 mil estudantes abandonaram cursos em universidades particulares entre abril e maio no Brasil

    Perda de emprego em meio à pandemia foi a principal causa da interrupção dos estudos

    Placeholder - loading - news single img
    Divulgação/Istock

    Publicada em  

    Pelo menos 265 mil alunos de universidades particulares abandonaram o curso ou trancaram a matrícula entre os meses de abril e maio no Brasil. No mesmo período do ano passado, esse número foi 32% menor, quando foram registradas 201 mil desistências. É o que mostra novo levantamento do Semesp, sindicato que representa o setor do ensino privado no país. 

    Veja também: Governo federal veta mais trechos da lei que torna obrigatório o uso de máscaras no país

    Segundo pesquisa divulgada em junho pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), ainda, o principal fator que levou 82% dos estudantes a interromperem os estudos foi a perda do emprego em meio à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

    O estudo também mostrou que 42% dos 6,3 milhões de alunos de graduação matriculados na rede privada do país estão sob o risco de desistir das aulas – no início de março, antes da pandemia, o índice era de 37%. De acordo com a entidade, ainda, o cenário vai fazer com que no mínimo 11,3% dos estudantes terminem o ano com ao menos uma mensalidade atrasada.

    Em entrevista à TV Globo, o diretor executivo da organização disse que o setor educacional superior da rede privada já solicitou ao governo federal um financiamento estudantil emergencial. “A proposta é que o fundo seja destinado aos alunos que tenham perdido emprego, redução de carga horária ou suspensão do contrato de trabalho para que possam renovar a matrícula e continuar os estudos ainda no segundo semestre desse ano”, disse Sólon Caldas.

    No Brasil, a rede privada acumula 75,4% das matrículas de graduação, conforme Censo da Educação Superior de 2018 do Ministério da Educação (MEC).

    Participe do grupo Coronavírus Brasil e receba as principais notícias sobre o assunto em primeira mão.

    1. Home
    2. noticias
    3. 265 mil estudantes …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.