Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

4 dicas para reduzir o cansaço visual, segundo especialistas do exterior

Quando alguém usa dispositivos eletrônicos de modo prolongado, permanecendo muito tempo atrás das telas, o costume pode gerar fadiga ocular

Placeholder - loading - Imagem da noticia "4 dicas para reduzir o cansaço visual, segundo especialistas do exterior"

Publicada em  

Atualmente, é cada vez mais comum, encontrar pessoas que passam muitas horas consecutivas utilizando computadores, celulares ou tablets. Segundo uma publicação do jornal espanhol ''El País'', se o hábito for recorrente, é possível estar suscetível a fadiga visual. Os principais indícios do incômodo são: olho ardendo, visão borrada, e dor de cabeça. Tendo em vista a importância do tema, especialistas europeus advertem que esforçar excessivamente a vista afeta negativamente o bem-estar. Eles destacam ainda que os sintomas podem ser aliviados e tudo pode ser amenizado com a adoção de certas práticas. Veja a seguir:

1-O ambiente deve estar adequadamente iluminado

Oftalmologistas do exterior recomendam usar os dispositivos eletrônicos em lugares com boa iluminação ambiental. Um exemplo: O mais confortável é que haja certa luminosidade, que chegue indiretamente aos olhos e que de alguma forma ilumine a tela e o teclado. Então, nesse caso, uma recomedação util é: usar luminárias de mesa. Em contrapartida, não é indicado utilizar os aparelhos no escuro, pois os olhos, ficam adaptados a uma visão noturna- conforme o entorno, mas quando se deparam com uma tela brilhante no local, isso pode ajudar a gerar o desconforto, chamado de fadiga visual. Também, vale a pena evitar que as fontes de luz gerem reflexos sobre a tela.

2-Realize certos descansos periodicamente

Outra indicação é fazer pequenas pausas da atividade, principalmente, quando alguém trabalha por longas horas atrás das máquinas. Tal comportamento permite retomar o ritmo de piscada habitual de tempos em tempos, fixado em 15 ou 20 piscadelas por minutos, e ajuda a prevenir o ressecamento ocular. Ao longo do descanso, deve-se buscar olhar para um ponto distante, a cada 15 minutos, melhor se for através de uma janela, depois a pessoa já pode voltar a realizar a atividade.

Caso o indivíduo, fique por muito tempo no emprego sob essas condições, uma boa medida que auxilia a romper toda a tensão, é realizar pausas de cinco ou dez minutos a cada hora, ou a cada uma hora e meia.


3- Usar colírios

É essencial lubrificar os olhos com regularidade para não rebaixar excessivamente ‘a taxa de piscada’. Então, o ideal é aplicar o produto quando sentir certos sintomas de cansaço visual. O conselho é excelente, principalmente, para quem olhos secos. Aliás, colocar o remédio é uma boa oportunidade para descansar por um curto período.

4-Tenha cuidado com a posição em que trabalha

A ergonomia pode ajudar a evitar a fadiga visual. E, de modo geral, não respeitar as tendências naturais da musculatura ocular expande os efeitos do cansaço. Para os especialistas do exterior, não é recomendado olhar fixamente para uma tela que esteja em uma posição muito elevada, pois tal localização não auxilia a manter os olhos relaxados.

O melhor, segundo os profissionais renomados, é manter o computador em um posicionamento semelhante a um púlpito. Então, deve-se tentar ter como referência uma altura correspondente a quando alguém olha em direção ao horizonte, ou está lendo um livro. Já quanto a distância mínima mais apropriada: são 50 centímetros em relação as telas de computador e 30 centímetros para tablets e celulares. Além disso, posicionar todo o corpo de forma adequada pode gerar mais benefícios, evitando dores no pescoço e coluna.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 4 dicas para reduzir o cansaco

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.