Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

46º Dia Internacional da Música, logo após os 46 anos de Antena 1

Após anos em atividade, podemos ver o quanto já fizemos - e o quanto ainda há por fazer

Placeholder - loading - Divulgação / Antena 1
Divulgação / Antena 1

Publicada em  

Neste dia, em 1975, foi instituído pela Unesco o Dia Internacional da Música, uma iniciativa que visava promover valores humanitários por meio da música, sendo essa uma data celebrada até hoje. Curiosamente, foi neste mesmo ano que a Antena 1 nasceu, e com isso é impossível que esse dia não desperte lembranças sobre toda a nossa história de compromisso com a música e com o bom gosto.

Imagem de conteúdo da notícia "46º Dia Internacional da Música, logo após os 46 anos de Antena 1" #1
Toque para aumentar

Relembrar bons feitos e boas decisões não se trata de vaidade, mas sim do reconhecimento de padrões que auxiliam e orientam não somente as nossas ações, mas as de todos aqueles que prezam por compromisso e manutenção de alto nível na comunicação com os seus interlocutores.

Pioneirismo e percepção

No tempo de nossa fundação, o meio das rádios FM era um mundo desconhecido e pouco desbravado, e devido a isso tínhamos à disposição somente a nossa percepção. Vendo que as emissoras FM não possuíam programação própria e dependiam das decisões das estações AM, inovamos e investimos em nossa própria programação e nos tornamos a primeira FM comercial a fazer isso.

Essa programação própria, a princípio, era focada no público jovem, ainda mais com as novidades pop que pipocavam ao redor do mundo e chegavam com força ao Brasil. Porém, novamente percebemos outro detalhe - a pouca atenção ao adulto contemporâneo, ou seja, o formato radiofônico direcionado aos ouvintes mais exigentes com o que desejam ouvir. Vendo a oportunidade de conquistar esses ouvintes decidimos nos dedicar a eles já no decorrer da década de 80.

Na virada da próxima década, também vimos uma possibilidade pouco explorada - o sistema de transmissão via satélite e a otimização com o funcionamento automático. Percebemos que essa tecnologia poderia nos trazer ainda mais possibilidades com anunciantes, principalmente se trabalhássemos em conjunto com outras emissoras para formação de uma rede forte e completa.

O pioneirismo só vem se aliado à percepção e ao compromisso com o que se deseja, porém só é possível se manter na frente se estivermos juntos com aqueles que nos apoiaram, e foi acreditando na força do fazer que fundamos parcerias inclusive em outros continentes, o que se manifesta hoje na Antenna Unno, nossa ramificação em Roma, na Itália.

Música e adaptação

A música, tal como as outras formas de arte, é uma representação da vida, e a vida não se cansa de mudar. São as mudanças e as novidades que criam novas histórias e momentos memoráveis. Foi com esse pensamento que sempre buscamos lançar em primeira mão as novidades do mundo da música.

Desses novos artistas, muitas canções instantaneamente se tornaram hits, que não tardaram se tornar clássicos em nossa programação e que até hoje são pedidos pelos nossos queridos ouvintes. Apesar disso, não deixamos de acreditar nas novidades, trabalhando novidades até hoje, como é o caso da música ‘So Simpatico’ da banda irlandesa The Villagers.

Imagem de conteúdo da notícia "46º Dia Internacional da Música, logo após os 46 anos de Antena 1" #2
Toque para aumentar

Também vimos, com o passar dos anos, que as preferências dos ouvintes começaram a mudar. Desde o início dos anos 2000 para 2021, foram pedidos cada vez mais lançamentos, e não somente os clássicos atemporais que todos amamos, como ‘Save a Prayer’, do Duran Duran, ou ‘Like a Prayer’ da rainha do pop, Madonna.

Seria errôneo dizer que os grandes artistas estão perdendo o seu lugar e sendo substituídos pelos novos talentos, afinal todos podem coexistir em nosso universo cultural. Para nós da Antena 1, é uma grande felicidade ver o público sempre ansiando por novidades e confiante em nossa capacidade de trazê-las até eles.

Futuro e ciclos

Com a ascensão dos meios e tecnologias digitais, o rádio teve sua existência repetidamente ameaçada: CD 's, pendrives, internet. Contudo, esse veículo de comunicação conseguiu se adaptar com surpreendente fluidez aos diversos formatos digitais, sem perder sua característica rápida, transparente e nova.

Os ciclos de cada era tecnológica mudam, e devemos acompanhar essas mudanças se quisermos continuar onde estamos. Com pontos de contato tão diversos que balançam toda a jornada de consumo do interlocutor, nos adaptamos aos novos formatos e oferecemos experiências cada vez mais especializadas para cada um deles.

E essa adaptação constante não cansa de nos lembrar da importância de duas coisas: da percepção, que garante que sempre estaremos atentos ao que pode ser feito (porque ainda há muitíssimo a ser feito); e da união, visto que não podemos avançar num mundo tão conectado sem manter vivas e pulsantes as conexões que nos permitiram chegar até aqui.

E, é claro, as redes sociais, como o canal oficial da Antena 1 no YouTube, ajudaram a aproximar os ouvintes de nós. Por lá pudemos trazer letras de músicas, entrevistas exclusivas com diversos cantores, como Gavin James, Laura Pausini e Boyce Avenue.

Imagem de conteúdo da notícia "46º Dia Internacional da Música, logo após os 46 anos de Antena 1" #3
Toque para aumentar

O amanhã é sempre um dia incerto e não sabemos os desafios que nos serão impostos, porém ainda estamos aqui, não? Permaneceremos sempre prontos para começá-lo bem com o nosso Daylight às 05:00, e você é bem vindo para começá-lo conosco.

Interaja conosco em nosso Instagram e Facebook e aproveite para nos contar qual é a importância da Antena 1 na sua vida!

Escrito por Luccas Franco Comitre

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 46 dia internacional da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.