Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    5 compositores da música clássica que marcaram a história

    Saiba mais sobre o legado dos principais nomes da “classicidade” musical

    Placeholder - loading - O compositor, violinista e pianista Wolfgang Amadeus Mozart. - Divulgação
    O compositor, violinista e pianista Wolfgang Amadeus Mozart. - Divulgação

    Publicada em  

    Instrução vasta, conhecimento, leitura e sabedoria. O conjunto dessas palavras formam a principal característica da palavra “erudição”, e algo erudito tem tudo a ver com nosso tema de hoje, a música clássica, que pode ser chamada também de música erudita.

    A essência da música clássica está ligada a necessidade de atender um público-alvo, que sempre foi a partir classe média nos períodos de Idade Média ao Pós-Moderno. Poder retratar um culturalidade, estudo e conhecimento para cifras e serem apresentadas em concertos sinfônicos não era algo simples.

    Imagem de conteúdo da notícia "5 compositores da música clássica que marcaram a história" #1
    Toque para aumentar

    Na naturalidade da música erudita, é possível notar que há uma diferença nos demais estilos de música, e isso se dá pela forma que são pensadas e produzidas. A música de concerto tem como principal trunfo para se diferenciar das demais o fato de ser escrita e notada, criando assim a polifonia.

    O que é polifonia?

    A polifonia, é o conjunto de diversos sons de forma harmônica. Os sons polifônicos são o oposto dos monofônicos, que são caracterizados por reproduzirem apenas uma voz ou instrumento sonoro.

    Com o desenvolvimento e aperfeiçoamento da polifonia, a música clássica teve seu espaço, gerando então os grandes concertos.

    Agora que você já sabe um pouco sobre a origem da música clássica, vamos então aos principais compositores de música de concerto que marcaram a história. Lembrando que esse é o legado da música, ser um elemento, algo que jamais morrerá, e por isso temos o privilégio de vivenciar grandes obras do passado.

    Antenados, ajustem o assento, coloque aquela roupa digna de concerto musical e não perca nenhum detalhe! Aqui vão aparecer grandes obras que são conhecidas por todos, mas poucos sabem a origem e o compositor

    Confira a lista completa

    1-Ludwig van Beethoven (1770-1827)

    Beethoven
    Toque para aumentar

    Beethoven nasceu na cidade de Bonn- Alemanha, em 1770. Assim como todos que são músicos, o jovem compositor nasceu em um berço musical, ele era filho e neto de músicos, e logo começou a estudar violino e cravo aos cinco anos de idade.

    Aos 6 anos de idade Beethoven realizou seu primeiro recital organizado pelo pai. Coincidentemente, foi a mesma idade que outro músico clássico debutou para a imperatriz Maria Theresia.

    Aos 13 anos, Beethoven foi nomeado solista de cravo na corte de Bonn, e passou a receber proteção do Príncipe-Max Frannz. Em 1795, o pianista fez a primeira apresentação pública de forma oficial, ele tinha 25 anos.

    A principal obra de Beethoven veio em um período difícil e delicado. Aos 27 anos o jovem foi diagnosticado com surdez, e mesmo assim veio o sucesso, a “Nona Sinfonia”, o emblemático concerto de música clássica de Beethoven.

    Confira a Nona Sinfonia


    2-Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)

    Piotr Ilitch Tchaikovsky
    Toque para aumentar

    Dono da lendária e inesquecível apresentação “O Lago dos Cisnes”, Piotr Ilitch Tchaikovski não poderia ficar de fora da lista.

    Tchaikovski foi um compositor russo, e que ficou deslumbrado com os teatros, uma vez que sua família morar em São Petersburgo. Ali concretizava a paixão pelos concertos clássicos, uma vez que o jovem já dedilhava nos teclados com cinco anos.

    Em 1865 compôs sua primeira sinfonia "Sonhos de Inverno" e a abertura sinfônica "A Tempestade".

    O compositor acumula grandes obras como o próprio “O Lago dos Cisnes”, "A Bela Adormecida" e o "Quebra Nozes. Vale uma atenção especial para uma obra intitulada “1812”, que retrata a não bem-sucedida invasão de Napoleão Bonaparte à Rússia.

    Com o aumento da sonoridade, mudança repentina de instrumento e o aumento dos graves é possível notar cada momento da invasão. A vitória do exército russo, a chegada das tropas francesas e a presença do frio que fez a derrota para o império francês.

    1812 Overture


    3-Frédéric Chopin (1810-1849)

    Chopin
    Toque para aumentar

    Frédéric François Chopin (Frederyk Franciszek Chopin, em polonês) nasceu em Zelazowa Wola, na Polônia. A forma que Chopin entrou para o mundo clássico por acompanhar a família, e por morar um apartamento no Palácio Sassone, onde Chopin cresceu em meio à aristocracia polonesa, que buscava aulas de piano com sua mãe e conversações em francês com o pai.

    Com apenas sete anos, Chopin viu sua primeira obra a “Polonaise em Sol Menor” ser publicada em uma revista local de onde morava. O compositor era conhecido entre os músicos da época por utilizar da arte do improviso.
    De longe, a mais conhecida obra de Chopin fica com “Grande Polonaise Brillante”. Selecionar apenas uma canção é apenas ilustrar o compositor, porque todas os concertos de Chopin são tops 1.

    Grande Polonaise Brillante


    4. Johann Sebastian Bach (1685-1750)

    Bach

    Johann Sebastian Bach ou mais conhecido apenas por Bach, foi o gênio criativo mais sublime da música. Ele foi um compositor, organista, cravista, violista e violinista alemão da Era Barroca.

    Bah nasceu em 21 de março em Eisenach, batizado em 23 de março em St. Georgen em 1685, o que era normal na época os bebês serem batizados dias depois do nascimento, por isso as datas são aproximadamente exatas.

    Quando tinhha18 anos, o músico ingressou como violinista na corte do duque de Weimar. A partir de então foi organista em igrejas e ensinou música para jovens.

    Confira Spirits of Meditation


    5-Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

    Mozart
    Toque para aumentar

    Um verdadeiro prodígio musical, Wolfgang Amadeus Mozart tem suas origens em Salzburgo- Áustria. Como a maioria, o compositor começou cedo a aprender e desfrutar dos sons do piano. Sua primeira apresentação pública foi na cidade de Munique aos 6 anos, ao lado da irmã, Maria Anna Mozart.

    Mozart foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas são referenciais na música sinfônica, operística, coral, pianística e camerística.

    Confira a famosa obra Eine Kleine Nachtmusik

    Veja também

    THE BEATLES: NOVO DOCUMENTÁRIO NA HBO MAX MOSTRA A BANDA NA ÍNDIA

    ANTENA 1: A RÁDIO BATE MAIS UM RECORD NA ALEXA SMART SPEAKER

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    Hoje, 16 de maio, a superestrela pop global Dua Lipa anunciou que fará uma apresentação única no Brasil. A Future Nostalgia Tour 2022, visitará São Paulo no dia 8 de setembro deste ano no Distrito Anhembi, como divulgação do álbum homônimo e vencedor do Grammy.

    A turnê pela América Latina também terá apresentações em Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Cidade do México e Monterrey, lista completa das datas da turnê abaixo.

    A pré-venda será entre os dias 17 e 18 de maio, a partir das 10h. Já para o público geral, a venda começa no dia 19 de maio, nos mesmos canais e horários. Os ingressos estarão disponíveis online e na bilheteria oficial física no Pacaembu.

    “Estou tão emocionada de fazer uma turnê novamente e ver meus anjos pessoalmente! Que incrível podermos todos dançar e comemorar juntos mais uma vez”, diz Dua. “Quando eu estava escrevendo ‘Future Nostalgia', imaginei as músicas sendo tocadas em clubes nas noites com seus amigos. Estou tão animada que esse sonho está finalmente se tornando realidade. Mal posso esperar para vivenciar essas músicas ao vivo com vocês!”, afirma a cantora.

    Essa será a primeira vez que Dua conecta sua visão ao vivo para este álbum, com a Billboard a chamando de “exatamente o tipo de show de retorno ao mundo real que os fãs de pop anseiam”. Anteriormente, a superestrela foi capaz de se apresentar para o público durante Studio 2051 - sua live que bateu recordes de transmissão ao vivo, com mais de 5 milhões de espectadores.

    Dua está atualmente fazendo turnê pela Europa, sendo esta sua primeira turnê mundial desde seu segundo álbum, intitulado "Future Nostalgia" ganhou disco de platina.



    Saiba mais sobre Future Nostalgia

    "Future Nostalgia" é o álbum mais antigo no top 10 de uma artista feminina na Billboard 200 deste ano e foi o álbum mais transmitido de 2020 nas plataformas online. O disco chegou nas listas de "Best Of" do final de 2021 da Rolling Stone, Billboard e Pitchfork. Além disso, a produção também gerou vários singles de sucesso, incluindo as faixas "Break My Heart" e "Levitating", que ainda estão no topo das paradas.

    Future Nostalgia agora tem mais de 7 bilhões de streams em todas as plataformas do mundo todo. Depois de receber 6 indicações ao Grammy 2021, incluindo Gravação, Canção e Álbum do Ano, ela agora é três vezes vencedora do Grammy, tendo recebido prêmios de Melhor Álbum Vocal Pop este ano e de Melhor Artista Novo e Melhor Gravação de Dança em 2019.

    Além de quebrar recordes de rádio, Dua também é uma força dominante nas plataformas de streaming, liderando a parada de artistas como a artista feminina mais transmitida no aplicativo e atualmente é a quarta maior artista geral, com mais de 65 milhões de ouvintes mensais.

    Veja a lista completa de datas da turnê na América Latina:

    9 H
    1. Home
    2. noticias
    3. 5 compositores da musica …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.