Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

53 anos de Thom Yorke: relembre grandes momentos da carreira do artista

Em mais de 30 anos de carreira, vocalista do Radiohead acumula sucessos, prêmios e uma legião de fãs

Placeholder - loading - Careira, principais sucessos e novidades
Careira, principais sucessos e novidades

Publicada em  

Hoje, 7 de outubro, o cantor, guitarrista, violonista, pianista, dançarino, produtor e compositor, Thom Yorke, completa 53 anos de idade. Nós da Antena 1 somos amantes do seu trabalho e não poderíamos deixar de relembrar os grandes momentos da sua carreira.

Thom começou sua vida no meio musical com amigos de escola o projeto de uma banda que, em 1985, se tornaria a Radiohead. Inicialmente o grupo recebeu o nome de On a Friday, diferente não?

Porém, o sucesso da banda veio somente em 1993, após o lançamento de seu primeiro álbum intitulado, Pablo Honey, do qual a faixa Creep fez um descomunal sucesso. Até o momento, a canção acumula mais de 500 milhões de visualizações no YouTube, sendo considerado como um dos maiores sucessos da banda.

Curiosamente, a Radiohead parece não gostar muito da faixa e tocou-a poucas vezes ao longo de seus shows. Em entrevista à Far Out Magazine, Thom revelou que sua canção favorita da banda é “How to Disappear Completely'', do álbum ‘Kid A’, dizendo que “é a coisa mais linda que já fizeram”.

Mas, o tempo e o talento de Yorke não se concentraram somente na Radiohead. O cantor também apareceu como convidado em diversos projetos, como um cover da música Wish You Were Here, de Pink Floyd, com o grupo UNKLE e I’ve Seen it All, de Bjork.



Thom também possui álbuns lançados em carreira solo, como o The Eraser, de 2006, que estreou no top 10 das paradas do Reino Unido e foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa.

Outro projeto do artista que foi um marco em sua carreira é a formação da banda Atoms for Peace, que lançou o álbum Amok em 2013 e contava com Flea, o baixista do Red Hot Chilli Peppers.

Prêmios e trabalho fora da indústria musical

Além das diversas premiações musicais que arrematou e que foi nomeado, Yorke também recebeu diversas indicações e prêmios por seu trabalho na trilha sonora do remake de 2018 do clássico filme de terror Suspiria, como o Indiana Film Journalists Association e o CinEuphoria Awards.

Confira o trailer de Suspiria:



Em 2019, Thom lançou seu terceiro álbum solo, Anima, que foi acompanhado por um curta musical de mesmo nome dirigido pelo célebre diretor Paul Thomas Anderson (Sangue Negro, Magnolia), no qual o cantor atua em diversas situações reflexivas que se passam em cenários conceituais.

DICA ANTENA 1

Confira as músicas da Radiohead que mais marcaram o público, de acordo com uma pesquisa realizada pela Rolling Stone:

Karma Police

Lançado em 1996, o single de Ok Computer trata de como não se pode escapar às consequências de nossas ações. O título vem de uma piada interna da banda, que dizia que a “Polícia do Karma” viria atrás de quem fosse mau, e a brincadeira acabou por se tornar uma reflexão catártica numa música de muito sucesso.



Fake Plastic Trees

Numa linha diferente da maioria das músicas da banda, essa faixa nos traz um tom mais melódico e lento, retratando um mundo plástico e feito de falsas aparências. A música até mesmo apareceu discretamente no filme As Patricinhas de Beverly Hills, tocando num rádio no fundo de uma cena.



Creep

Tal como já contado aqui, a faixa foi o primeiro grande sucesso da banda e o que a revelou ao mundo. Porém talvez tenha sido exatamente a postura adotada pela banda, de evitar tocá-la em seu repertório, que tenha permitido que outros sucessos viessem à tona



Paranoid Android

Com mais de seis minutos, o primeiro single do álbum Ok Computer (sim, o mesmo de Karma Police) mostra toda a versatilidade da banda ao unir várias canções inacabadas numa só obra, tal como os Beatles fizeram em Abbey Road.



Veja também:

54º aniversário de Toni Braxton: ouça os maiores sucessos da artista

Jon Secada completa 60 anos: relembre os maiores sucessos do artista

Escrito por Luccas Franco Comitre

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 53 anos de thom yorke …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.