Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

À espera de alívio na inflação, bancos centrais inclinam-se a taxas mais altas

Placeholder - loading - Sede do Fed em Washington 26/01/2022. REUTERS/Joshua Roberts
Sede do Fed em Washington 26/01/2022. REUTERS/Joshua Roberts

Publicada em  

Por Howard Schneider e Balazs Koranyi e Leika Kihara

WASHINGTON/FRANKFURT/TÓQUIO (Reuters) - Dois anos enfrentando uma inflação crescente, os principais bancos centrais do mundo ainda esperam por uma virada decisiva a seu favor, com a política monetária tornando-se ainda mais rígida e autoridades mantendo a busca por uma meta comum de inflação de 2%.

O Banco Central Europeu elevou na quinta-feira suas principais taxas de juros em mais 0,25 ponto percentual e, ainda mais notavelmente, elevou suas estimativas de inflação para mostrar que os preços ainda sobem até 2025, no que a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse ser um 'nível inaceitável'.

Mais aumentos de juros estão por vir, disse ela.

'Salvo uma mudança material em nossa linha de base, é muito provável que continuemos a aumentar as taxas em julho”, disse Lagarde em coletiva de imprensa após a decisão do BCE.

Seus comentários foram mais fortes do que os do Federal Reserve na quarta-feira, quando os formuladores de política monetária optaram por manter os juros estáveis ​​após 10 altas consecutivas que empurraram sua taxa overnight para a faixa de 5% a 5,25%.

As novas projeções das autoridades do Fed mostraram que a luta contra a inflação está durando mais do que o esperado e exigindo um caminho mais apertado do que o previsto para o avanço da política monetária à frente.

'Se você olhar para toda a gama de dados de inflação, particularmente os dados básicos, você simplesmente não verá muito progresso no ano passado', disse o presidente do Fed, Jerome Powell, após a reunião de política monetária de dois dias desta semana na qual, como o BCE, as autoridades elevaram suas estimativas para a inflação este ano.

'Talvez seja necessário uma contenção maior do que pensávamos na última reunião', disse Powell sobre as projeções das autoridades de que mais dois aumentos de juros de 0,25 percentual serão necessários até o final deste ano.

O Banco da Inglaterra se reúne na próxima semana e também deve continuar aumentando as taxas em meio a uma inflação maior do que o esperado. O Reserve Bank of Australia e o Bank of Canada retomaram recentemente os aumentos das taxas depois de os terem interrompido no início deste ano.

O Banco do Japão seguiu destoando ao manter as taxas de juros ultrabaixas e a orientação de queda nesta sexta-feira, enquanto espera cautelosamente por mais sinais de aumentos de preços duradouros e impulsionados pela demanda.

Mas o presidente do BOJ, Kazuo Ueda, disse estar vendo mudanças notáveis ​​no comportamento de definição de preços das empresas e ciente do risco de uma superação da inflação.

'Atualmente, a inflação supera 2% há 13 meses seguidos, mas pode cair abaixo desse patamar daqui para frente. Por isso não estamos normalizando a política monetária. Mas se essa visão mudar drasticamente, teremos que mudar de política', afirmou.

ÚLTIMA ETAPA

A pausa do Fed ocorre em parte por respeito ao intervalo de tempo entre os aumentos das taxas e seu impacto na economia.

Mas tanto Powell quanto Lagarde disseram que, embora observassem atentamente para ver como o impacto da política monetária se acumula, sua paciência não poderia ser infinita.

O BCE precisa ver os efeitos da política irem 'até a inflação', disse Lagarde. 'Vamos chegar a esses 2%.'

Os dados mostram o que pode ser um problema de 'última etapa' em desenvolvimento para os principais bancos centrais, que enfrentaram surtos semelhantes de inflação durante a reabertura da pandemia, embora cada um tivesse fontes e contornos ligeiramente diferentes.

Alguns, e particularmente o Fed, viram uma melhora inicial à medida que a reabertura avançava, o comércio voltava ao normal e as remessas de mercadorias se recuperavam.

Lagarde disse que está preocupada que os salários aumentem os preços, mesmo quando a energia e os alimentos, os culpados iniciais, agora estão ajudando a causa; nos Estados Unidos, há preocupação com isso, bem como com a alta demanda contínua e o excesso de economia nas mãos dos consumidores.

Enquanto isso, os esforços para equilibrar os riscos levaram as autoridades monetárias a desacelerar o ritmo dos aumentos das taxas, mesmo ao se absterem de qualquer orientação precisa em direção a uma taxa de juros 'terminal' ou máxima para o atual ciclo de aperto.

Lagarde disse que o ponto final 'é algo que saberemos quando chegarmos lá' por causa de como a inflação está se comportando.

Powell também disse que, embora 'os riscos de exagerar e errar estejam se aproximando de um equilíbrio', o foco permanece na inflação.

'Ainda acho, e meus pares concordam, que os riscos para a inflação são altistas', disse Powell. 'O que gostaríamos de ver são evidências confiáveis ​​de que a inflação está atigindo o pico e depois começando a cair.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a espera de alivio na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.