Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    À OMS, Pazuello diz que Brasil ajusta protocolo contra Covid-19 com 'base em evidências' e não cita crise

    Placeholder - loading - news single img
    Homens do Exército em trajes de proteção chegam para desinfetar casa de repouso no Rio de Janeiro 14/05/2020 REUTERS/Pilar Olivares

    Publicada em  

    BRASÍLIA (Reuters) - O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira, em discurso por videoconferência na 73ª Assembleia Mundial da Saúde, que o Brasil está ajustando os protocolos de combate ao Covid-19 'com base em evidências', embora não tenha feito qualquer referência no rápido pronunciamento de 2 minutos sobre o rápido avanço em termos de infectados e mortos da doença no país.

    'O governo federal conduz avaliações diárias das situações de risco em cada localidade, reforçando Estados e municípios com os recursos necessários, financeiros, materiais e pessoal, para mitigar os efeitos da pandemia', disse ele no evento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    'Além disso, o Ministério da Saúde vem ajustando seus protocolos com base em evidências e nas experiências exitosas nacionais e internacionais dos lugares mais afetados', completou.

    No discurso, não há qualquer referência expressa à decisão do Ministério da Saúde --logo após a demissão na sexta-feira do ministro Nelson Teich-- de avaliar o uso da cloroquina no tratamento de pacientes leves acometidos pela Covid-19. Essa eventual adoção desse medicamento é contestada por especialistas diante da falta de evidências claras de eficácia.

    Pazuello também não fez qualquer menção a medidas de isolamento social. Disse que o Brasil, por ser um país de 'dimensões continentais e com características diversas', tem estabelecido estratégias adequadas a cada região, através do 'diálogo entre os três entes federativos, com foco atual na região Norte-Nordeste do país, que são as regiões mais afetadas até o momento'.

    Apesar das declarações do ministro interino, o presidente Jair Bolsonaro tem entrado em atrito constantes com governadores e criticado duramente as medidas de isolamento social adotadas por governantes locais para frear a propagação do vírus. Bolsonaro, que tem participado de manifestações em que pessoas se aglomeram contrariando as orientações de saúde, já minimizou a Covid-19, classificando-a de 'gripezinha'.

    Pazuello solidarizou-se 'com todas as famílias do mundo, em especial do Brasil que tiveram perdas por essa doença'. No domingo, o país alcançou 241.080 infectados pelo novo coronavírus e ainda já superou 16 mil mortes.

    'A pandemia do coronavírus evidenciou um cenário desafiador para todo o mundo e reafirmou a importância da saúde universal para o desenvolvimento da segurança das nações', disse.

    O ministro disse que o Brasil está se estruturando para o enfrentamento desta pandemia em duas grandes estruturas, o comitê de crise, coordenada pela Casa Civil, e o comitê de operações de emergência, coordenado pelo Ministério da Saúde.

    'O primeiro tem a missão de propor, acompanhar e articular medidas intersetoriais e o segundo tem a missão de definir estratégias e ações do sistema de saúde, relacionadas as respostas da emergência de saúde pública para fazer frente ao coronavírus', destacou.

    O ministro interino ainda disse ainda ter profundo respeito e agradecimento aos milhares profissionais de saúde que estão se expondo aos riscos de contaminação para salvar vidas.

    Pazuello finalizou o discurso reforçando o 'compromisso do Brasil em apoiar e participar de iniciativas internacionais que fortalecem a cooperação internacional e buscam o acesso universal ao diagnóstico, aos medicamentos, e às vacinas, que nos permitirão salvar mais vidas e retornar à normalidade de forma segura, sem que ninguém fique para trás'.

    (Reportagem de Ricardo Brito; Edição de Eduardo Simões)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. a oms pazuello diz que brasil …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.