Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ações da Saudi Aramco sobem 10% em estreia na bolsa saudita

Placeholder - loading - Placa com logo da Saudi Aramco em unidade de extração de petróleo de Abqaiq, na Arábia Saudita 12/10/2019 REUTERS/Maxim Shemetov
Placa com logo da Saudi Aramco em unidade de extração de petróleo de Abqaiq, na Arábia Saudita 12/10/2019 REUTERS/Maxim Shemetov

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marwa Rashad e Saeed Azhar

RIAD/DUBAI (Reuters) - As ações da petroleira Saudi Aramco subiram 10% em relação ao preço da oferta inicial (IPO) da companhia em sua estreia no mercado de ações saudita nesta quarta-feira, limite diário de alta para os papéis.

O salto nas ações, para 35,2 riyals cada (9,39 dólares) levou o valor de mercado da companhia para mais perto dos 2 trilhões de dólares estabelecidos antes como meta pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman. O preço do IPO na bolsa Tadawul havia sido de 32 riyals por ação.

Com a alta, a gigante do petróleo chegou a um valor de mercado de 1,88 trilhão de dólares, o que a coloca confortavelmente como a companhia listada mais valiosa do mundo, embora ela tenha uma das menores fatias em negociação entre as empresas com ações em circulação, de apenas 1,5%.

O valor de mercado da Aramco representa mais de seis vezes o da petroleira norte-americana Exxon e mais de duas vezes o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) anual saudita, além de ser também bem maior que o da gigante norte-americana de tecnologia Apple, de 1,2 trilhão de dólares.

A Aramco levantou um recorde de 25,6 bilhões de dólares com seu IPO na semana passada, após anos de esforços do príncipe Bin Salman para abrir a companhia para investidores e obter recursos para ajudar a diversificar a economia saudita para além do petróleo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. acoes da saudi aramco sobem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.