Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Acordo entre EUA e UE para fornecimento de gás, prévia da inflação e mais desta sexta

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Internacional

Os Estados Unidos e a União Europeia assinaram um acordo sobre fornecimento de gás natural para reduzir a dependência da energia russa. O anúncio foi feito pelo presidente americano, Joe Biden, em viagem à Europa.Biden desembarcou nesta sexta-feira na Polônia, onde deve se encontrar com o presidente polonês, Andrzej Duda, e se reunir com grupos de refugiados ucranianos.

A Ucrânia anunciou a abertura de corredores humanitários partindo de Mariupol e Melitopol. As rotas levam a uma cidade ao norte, que ainda está sob controle ucraniano. Mariupol está cercada por forças russas há semanas e sofre com a falta de recursos básicos.

O Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que a Rússia criou um corredor terrestre entre a Crimeia, anexada pelos russos em 2014, e a região separatista de Donetsk. O governo ucraniano não deu detalhes sobre a rota. A cidade portuária de Mariupol, cercada há semanas, é estratégica para os objetivos de Moscou nesse sentido.

O governo russo disse que nada terrível acontecerá se Estados Unidos e aliados conseguirem expulsar a Rússia do G20. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, muitos dos membros do grupo já estão em guerra econômica com Moscou. A declaração foi dada após o presidente americano, Joe Biden, pedir a expulsão do país.

Economia

Puxado pelos preços dos alimentos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15, considerado uma prévia da inflação oficial do país, subiu 0,95% em março. Segundo o IBGE, trata-se da maior variação para o mês desde 2015. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 10,79%.

O Conselho Nacional de Política Fazendária definiu a alíquota única do ICMS cobrado sobre o diesel S10, o mais usado no país. O valor foi fixado em R$ 1 por litro do combustível. O Confaz também prorrogou até o dia 30 de junho o congelamento do imposto sobre a gasolina, o etanol e o gás de cozinha.

O Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação Getulio Vargas, caiu 3,1 pontos em março, na comparação com fevereiro. O indicador atingiu 74,8 pontos em uma escala de 0 a 200. Trata-se do menor nível desde abril de 2016.

O Conselho Monetário Nacional aprovou o lançamento do open finance, a evolução do open banking. O sistema amplia o compartilhamento de dados entre instituições, integrando serviços não bancários, como câmbio, seguro e previdência. A troca de informações depende de autorização do cliente.

Nacional

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de um inquérito para investigar a suspeita de favorecimento na liberação de verbas do Ministério da Educação. Ela atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República. Em uma gravação publicada pela Folha de São Paulo, o ministro Milton Ribeiro diz que prioriza os municípios indicados por dois pastores que não têm cargo no governo.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. acordo entre eua e ue para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.