Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Adiamento de vacina contra Covid-19 de Sanofi e GSK marca revés em luta contra pandemia

Placeholder - loading - Logo da Sanofi em Paris 06/02/2020 REUTERS/Benoit Tessier
Logo da Sanofi em Paris 06/02/2020 REUTERS/Benoit Tessier

Publicada em  

Por Matthias Blamont

PARIS (Reuters) - A Sanofi e a GlaxoSmithKline disseram que os testes clínicos de sua vacina contra Covid-19 mostraram uma reação imunológica insuficiente em pessoas mais velhas e adiaram seu lançamento para o final do ano que vem, um revés na luta global contra a pandemia.

O anúncio desta sexta-feira, que ressalta os desafios de se desenvolver vacinas em velocidade recorde, prejudica os esforços para se oferecer várias opções --o que especialistas dizem que o mundo precisa para se contrapor a uma doença que já matou mais de 1,5 milhão de pessoas.

A notícia, que chegou no mesmo dia em que a Austrália descartou o projeto de uma vacina doméstica, também é um golpe para muitos governos que encomendaram centenas de milhões de doses da vacina, entre eles os da União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido.

As duas empresas disseram que planejam iniciar outro estudo em fevereiro na esperança de desenvolver uma vacina mais eficiente até o final de 2021.

O contratempo afeta uma das tecnologias de vacina mais estabelecidas --usada contra o papilomavírus humano, a hepatite B e a coqueluche, entre outros patógenos--, que almeja introduzir proteínas feitas em laboratório no organismo para induzir o sistema imunológico a desenvolver uma defesa específica contra o novo coronavírus.

Ela consolida a liderança de abordagens mais recentes usadas em vacinas de empresas como Pfizer-BioNTech e Moderna, que utilizam a tecnologia genética de mRNA para induzir o organismo a produzir estas proteínas. Ambas as vacinas se mostraram aproximadamente 95% eficientes em testes de larga escala bem-sucedidos.

Atrasos e testes adicionais não são incomuns, mas o anúncio da Sanofi/GSK destaca o conjunto único de desafios enfrentados pelas farmacêuticas para conjugar ciência, rapidez e logística durante uma pandemia que assolou as economias mundiais.

Ele também sublinha por que os governos fizeram várias apostas ao encomendar vacinas de vários desenvolvedores.

A Sanofi disse que os resultados dos testes de estágio avançado desta sexta-feira mostraram 'uma reação imunológica comparável à de pacientes que se recuperaram da Covid-19 em adultos de 18 a 49 anos, mas uma reação imunológica baixa em adultos mais velhos, provavelmente devido a uma concentração insuficiente do antígeno'.

(Por Matthias Blamont em Paris; reportagem adicional de Ludwig Burger em Frankfurt e Kate Kelland em Londres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. adiamento de vacina contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.