Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Advogado de pastor dos EUA preso na Turquia planeja recorrer à corte constitucional

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Advogado de pastor dos EUA preso na Turquia planeja recorrer à corte constitucional"

Publicada em  

ISTAMBUL (Reuters) - O advogado do pastor evangélico norte-americano preso na Turquia por acusações de terrorismo disse nesta quarta-feira que planeja recorrer à corte constitucional turca pela libertação de Andrew Brunson, após ter o pedido negado em um outro tribunal na semana passada.

Brunson está no centro de uma disputa entre a Turquia e os Estados Unidos que tem agravado uma crise na moeda turca, a lira, e reverberado por mercados globais.

O pastor evangélico, que vive na Turquia há duas décadas, foi condenado a 21 meses de prisão por acusações de terrorismo, que ele nega. Atualmente ele está sob prisão domiciliar.

'Quando a rejeição da corte superior for confirmada por escrito, iremos recorrer à corte constitucional', disse o advogado Ismail Cem Halavurt, em comentários reportados pelo jornal turco Hurriyet e confirmados por ele à Reuters.

Quando as opções legais internas forem esgotadas, se necessário, a defesa recorrerá ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos, acrescentou.

Na semana passada, um tribunal da província turca de Izmir rejeitou um recurso semelhante, alegando que evidências ainda estavam sendo coletadas e que o pastor representava risco de fuga, de acordo com uma cópia da decisão judicial vista pela Reuters.

Brunson é acusado de terrorismo e de ajudar a rede de um clérigo islâmico que mora nos Estados Unidos, que Ancara responsabiliza por organizar uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente turco, Tayyip Erdogan, em julho de 2016.

Em entrevista à Reuters na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não daria à Turquia nenhuma concessão pela libertação de Brunson. Ancara não respondeu aos comentários de Trump.

(Reportagem de Daren Butler)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. advogado de pastor dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.