alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Advogado de pastor dos EUA preso na Turquia planeja recorrer à corte constitucional

    Por Thomson Reuters

    Placeholder - loading - news single img

    ISTAMBUL (Reuters) - O advogado do pastor evangélico norte-americano preso na Turquia por acusações de terrorismo disse nesta quarta-feira que planeja recorrer à corte constitucional turca pela libertação de Andrew Brunson, após ter o pedido negado em um outro tribunal na semana passada.

    Brunson está no centro de uma disputa entre a Turquia e os Estados Unidos que tem agravado uma crise na moeda turca, a lira, e reverberado por mercados globais.

    O pastor evangélico, que vive na Turquia há duas décadas, foi condenado a 21 meses de prisão por acusações de terrorismo, que ele nega. Atualmente ele está sob prisão domiciliar.

    'Quando a rejeição da corte superior for confirmada por escrito, iremos recorrer à corte constitucional', disse o advogado Ismail Cem Halavurt, em comentários reportados pelo jornal turco Hurriyet e confirmados por ele à Reuters.

    Quando as opções legais internas forem esgotadas, se necessário, a defesa recorrerá ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos, acrescentou.

    Na semana passada, um tribunal da província turca de Izmir rejeitou um recurso semelhante, alegando que evidências ainda estavam sendo coletadas e que o pastor representava risco de fuga, de acordo com uma cópia da decisão judicial vista pela Reuters.

    Brunson é acusado de terrorismo e de ajudar a rede de um clérigo islâmico que mora nos Estados Unidos, que Ancara responsabiliza por organizar uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente turco, Tayyip Erdogan, em julho de 2016.

    Em entrevista à Reuters na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não daria à Turquia nenhuma concessão pela libertação de Brunson. Ancara não respondeu aos comentários de Trump.

    (Reportagem de Daren Butler)

    1. Home
    2. noticias
    3. advogado de pastor dos eua …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.