Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Agência da ONU se prepara para receber até 120 mil refugiados na Armênia

Placeholder - loading - Refugiados de Nagorno-Karabakh chegam a Kornidzor  29/9/2023    REUTERS/Irakli Gedenidze
Refugiados de Nagorno-Karabakh chegam a Kornidzor 29/9/2023 REUTERS/Irakli Gedenidze

Publicada em  

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - Mais de 88 mil pessoas cruzaram a fronteira para a Armênia ao deixarem Nagorno-Karabakh e o total pode chegar a 120 mil, disse uma autoridade da agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, um número que corresponde às estimativas de toda a população da região separatista recapturada pelo Azerbaijão na semana passada.

Kavitaa Belani, representante do Acnur na Armênia, disse em uma coletiva de imprensa da ONU por meio de videoconferência que enormes grupos de pessoas cansadas e assustadas estavam se reunindo nos centros de registro.

'Essa é uma situação em que eles viveram sob nove meses de bloqueio', disse ela. 'E quando eles chegam, estão cheios de ansiedade, assustados, com medo e querem respostas.'

'Estamos prontos para lidar com até 120 mil pessoas. É muito difícil prever quantas virão neste momento', acrescentou ela em resposta a uma pergunta sobre o número de refugiados. Os números do planejamento inicial eram de 70 mil a 90 mil refugiados, mas isso precisa ser atualizado, acrescentou ela.

Quase um terço dos refugiados são crianças, disse outra autoridade da ONU durante a coletiva.

'A maior preocupação para nós é que muitas delas foram separadas de suas famílias', afirmou Regina De Dominicis, diretora regional do Unicef.

O representante da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Hicham Diab, disse que há uma grande necessidade de apoio à saúde mental dos refugiados.

'A situação geralmente envolve famílias que chegam com crianças tão fracas que desmaiam nos braços dos pais', disse ele.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. agencia da onu se prepara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.