Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Agência de inteligência ucraniana diz que unidades da Coreia do Norte estão na região de Kursk

Agência de inteligência ucraniana diz que unidades da Coreia do Norte estão na região de Kursk

Reuters

24/10/2024

Placeholder - loading - Bandeiras da Rússia e da Coreia do Norte 13/09/2023 Sputnik/Artem Geodakyan/Pool via REUTERS
Bandeiras da Rússia e da Coreia do Norte 13/09/2023 Sputnik/Artem Geodakyan/Pool via REUTERS

(Reuters) - O serviço de inteligência militar da Ucrânia afirmou nesta quinta-feira que as primeiras unidades norte-coreanas treinadas na Rússia foram destacadas para Kursk, uma região fronteiriça onde forças ucranianas realizaram uma grande invasão em agosto.

O Kremlin rejeitou previamente relatos de que a Coreia do Norte havia enviado tropas, chamando-os de “fake news”. Mas o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que era apenas da conta de Moscou como o país implementaria seu tratado de parceria com Pyongyang.

Putin não negou que tropas norte-coreanas estejam na Rússia.

“As primeiras unidades militares da RPDC, que foram treinadas no leste da Rússia, já chegaram à zona de combate da guerra Rússia-Ucrânia. Particularmente, em 23 de outubro de 2024, sua presença foi registrada na região de Kursk”, informou a agência ucraniana em comunicado.

De acordo com o órgão, cerca de 12 mil soldados da Coreia do Norte, incluindo 50 oficiais e três generais, já estão na Rússia, e que os treinamentos estão ocorrendo em cinco bases militares.

A Ucrânia pediu que seus aliados respondam firmemente ao envolvimento norte-coreano na guerra, impondo novas sanções e isolando Pyongyang ainda mais. Na quarta-feira, os EUA afirmaram ter evidências de que a Coreia do Norte tinha enviado 3.000 soldados à Rússia, para possível destacamento na Ucrânia.

Os laços entre Moscou e Pyongyang se intensificaram depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Ambos os lados assinaram, em junho, um amplo acordo de parceria estratégica.

(Reportagem de Yuliia Dysa)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...