Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Agência de migração da ONU alerta para grave impacto sobre migrantes de cortes no financiamento dos EUA

Agência de migração da ONU alerta para grave impacto sobre migrantes de cortes no financiamento dos EUA

Reuters

18/03/2025

Placeholder - loading - Migrantes que dizem ser de Darfur, Sudão, atravessam o Canal da Mancha em um bote inflável perto de Dover, Reino Unido 04/08/2021 REUTERS/Peter Nicholls
Migrantes que dizem ser de Darfur, Sudão, atravessam o Canal da Mancha em um bote inflável perto de Dover, Reino Unido 04/08/2021 REUTERS/Peter Nicholls

GENEBRA (Reuters) - A agência de migração da ONU disse na terça-feira que cortes sem precedentes no financiamento de doadores este ano a forçarão a reduzir ou encerrar projetos em todo o mundo, resultando em um impacto severo sobre os migrantes e afetando mais de 6.000 funcionários.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse esperar que o financiamento seja reduzido em 30% este ano, valor recorde, após uma grande redução nos projetos financiados pelos EUA em todo o mundo por decisão do governo do presidente Donald Trump.

Isso significaria reduzir ou encerrar projetos que afetam mais de 6.000 funcionários em todo o mundo e mais de 250 funcionários em sua sede em Genebra, disse a OIM, sem fornecer um detalhamento completo ou detalhes dos projetos atingidos.

'A redução no financiamento tem impactos graves sobre as comunidades migrantes vulneráveis, exacerbando as crises humanitárias e minando os sistemas de apoio vitais para as populações deslocadas', disse a OIM em um comunicado.

Um número recorde de 123 milhões de pessoas estão deslocadas involuntariamente em todo o mundo devido a conflitos, mudanças climáticas e desastres. A OIM busca garantir a migração humana e ordenada para elas e intervém quando necessário.

Desde 2023, a OIM é dirigida pela americana Amy Pope, que foi assessora do presidente dos EUA Joe Biden na Casa Branca, o que levantou questionamentos sobre como ela e a instituição se sairiam sob o comando de seu sucessor Trump.

(Reportagem de Emma Farge)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.