Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Agricultores dirigem tratores por Paris em protesto contra proibição de pesticidas

Placeholder - loading - Agricultores franceses dirigem seus tratores durante protesto por regulamentações ambientais, em Paris, França 08/02/2023 REUTERS/Sarah Meyssonnier
Agricultores franceses dirigem seus tratores durante protesto por regulamentações ambientais, em Paris, França 08/02/2023 REUTERS/Sarah Meyssonnier

Publicada em  

Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) - Agricultores franceses dirigiram centenas de tratores para Paris nesta quarta-feira para protestar contra as restrições de pesticidas e outras regulamentações ambientais que, segundo eles, ameaçam a produção na maior potência agrícola da União Europeia.

A ação segue uma decisão judicial da UE no mês passado que anulou uma política francesa que permitia que os produtores de beterraba usassem um inseticida proibido pela UE, aumentando a preocupação de um maior declínio nas plantações de beterraba e de fechamento de fábricas de açúcar.

A decisão a respeito da beterraba aumentou o descontentamento entre os agricultores sobre o que eles veem como restrições excessivas de pesticidas que vão contra os apelos do governo para elevar a segurança alimentar em resposta à pandemia de Covid-19 e à guerra na Ucrânia.

'Nossos meios de produção continuam sendo prejudicados por proibições sem soluções', disse Jerome Despey, secretário-geral do FNSEA, principal sindicato agrícola da França, à Reuters.

O FNSEA e outros grupos organizadores do protesto esperavam a participação de 500 tratores e 2.000 agricultores da região de Paris.

Ativistas ambientais dizem que os resíduos de pesticidas prejudicam os solos e a vida selvagem e saudaram a decisão da UE contra o uso de sementes de beterraba tratadas com inseticidas neonicotinoides que podem prejudicar as abelhas.

Os agricultores argumentam que as plantas de beterraba açucareira não atraem abelhas e que a proibição as deixa expostas a vírus de doenças agrícolas, aumentando a perspectiva de menor produção e mais importações de países que permitem neonicotinoides.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. agricultores dirigem tratores …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.