Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

AI-5 é inconcebível, mas se alguém pedi-lo não se assustem, diz Guedes

Placeholder - loading - Ministro da Economia, Paulo Guedes 10/10/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Ministro da Economia, Paulo Guedes 10/10/2019 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

WASHINGTON (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em Washington na segunda-feira que é inconcebível a ideia de um novo AI-5 no Brasil, mas ao mesmo tempo disse que as pessoas não devem se assustar com a ideia de alguém pedi-lo diante da radicalização de possíveis protestos.

'Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem se alguém então pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente?', disse ele a jornalistas.

'Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática', completou.

No final de outubro, Eduardo Bolsonaro, sugeriu em entrevista que o governo comandado pelo seu pai, Jair Bolsonaro, poderia lançar mão do mais duro instrumento legal de repressão da ditadura militar brasileira, o AI-5, caso a esquerda radicalize em sua atuação no país.

Após deixar a prisão, em 8 de novembro, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a dizer que o candidato do PT à Presidência em 2018, Fernando Haddad, teve a eleição 'roubada'. Mas disse também que Bolsonaro foi eleito democraticamente e tem um mandato de quatro anos.

Mais recentemente, na abertura do 7º Congresso Nacional do PT, o ex-presidente afirmou que o pior inimigo do Brasil é a desigualdade, defendeu que a polarização política não significa extremismo e o papel do partido no cenário atual.

Questionado sobre convulsões políticas na América Latina e sobre declarações de Lula, Guedes repetiu que não lhe cabe discutir política, e nem fazer comentários sobre o petista. 'Para que vamos prestigiar vozes de discórdia?'

Mas ao ser novamente questionado sobre o AI-5, Guedes se irritou e bradou: 'É inconcebível, a democracia brasileira jamais admitiria, mesmo que a esquerda pegue as armas e quebre a força o Palácio do Planalto, é inconcebível.'

'Assim que ele (Lula) chamou para confusão veio logo o outro lado e falou o seguinte, é 'sai para a rua', vamos botar um excludente de ilicitude, vamos botar o AI-5, vamos fazer isso, vamos fazer aquilo. Que coisa boa, né? Que clima bom', completou.

Em liberdade após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a prisão de condenados em segunda instância, depois de ficar preso 580 dias pela condenação no processo do tríplex do Guarujá (SP), Lula já havia feito discursos que, para críticos, alimentaram ainda mais a polarização política do Brasil neste momento.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ai 5 e inconcebivel mas se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.