Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Al Pacino completa 82anos: confira a homenagem da Antena 1

O ator deu vida a grandes personagens como Tony Montana e Michael Corleone

Placeholder - loading - Al Pacino. - Crédito: Amy Sussman
Al Pacino. - Crédito: Amy Sussman

Publicada em  

Al Pacino reúne títulos! Ator, diretor e roteirista o artista trabalha no cinema e no teatro e continua marcando a dramaturgia mundial. Grandes papéis ganharam vida com a interpretação poderosa de Pacino: o mafioso Michael Corleone, o traficante Tony Montana, Will Dormer em Insônia e muitos outros.

Conheça a Carreira

Alfredo James Pacino, nome de batismo do artista, é novaiorquino, mas carrega forte ascendência italiana. Tentou carreira no baseball, abandonou a escola e decidiu que seria ator. Trabalhando como garçom financiou seus estudos para se tornar ator.

Assim, ele começou a atuar em pequenas peças de teatro até conhecer o ator Charlie Laughton. Sob seus ensinamentos e amizade Pacino conseguiu galgar maiores papéis e conquistar prêmios, Al chegou a ganhar um Tony pela peça “Does The Tiger Wear a Necktie?”.

Al Pacino e Charlie Laughton
Toque para aumentar

Ganhando espaço no meio artístico logo ganhou espaço para ir para o cinema. Começou com uma participação discreta em “Uma Garota Avançada” de 1969. O papel que consagrou sua carreira e abriu portas importantes foi de Michael Corleone em o “Poderoso Chefão”.

O diretor do longa, Francis Ford Coppola, convidou Pacino depois de gostar de sua performance no filme “Os Viciados”, de 1971. Além de ter seu trabalho reconhecido, o ator ficou marcado como um dos homens mais bonitos em sua época de juventude.

Em toda a trilogia, Al interpretou o herdeiro Corleone envelhecendo junto com o personagem e, com sua atuação, mostrando o amadurecimento de suas ideias. Histórias de bastidores contam que para o terceiro filme lhe foi oferecido um cachê muito mais baixo do que o esperado e Pacino recusou.

Diferente do esperado, o diretor e o roteirista decidiram que iriam então matar o personagem e não seria necessário aumentar o cachê do ator. Assustado pela atitude, Pacino aceitou o salário baixo para salvar o personagem.

Al Pacino
Toque para aumentar

O artista recebeu diversas indicações para o Oscar de Melhor Ator. “Um dia de Cão” (1975), “Justiça Para Todos” (1979), “Dick Tracy” (1990), “O Sucesso a Qualquer Preço” (1992) deram a indicação que foi consolidada em 1993 quando foi o Melhor Ator por “Perfume de Mulher”. No filme, Al Pacino da vida a um militar cego que dá lições de vida para um jovem. A interpretação que o profissional deu para o olhar que não vê do personagem foi a responsável por render o prêmio ao artista.

Seu estilo de atuação ficou marcado pelo “overacting” - quando as emoções são exageradas de propósito como uma forma estética. A valsa em “Perfume de Mulher”, a metralhadora em “Scarface” ou a cena da famosa fala “Quando tento sair eles me puxam de volta” do Poderoso Chefão III são bons exemplos de como Al Pacino sabe usar a técnica.

Al Pacino
Toque para aumentar

A idade não parou Al Pacino que em 2019 estrelou “O Irlandês” o último filme de máfia dirigido por Martin Scorsese e em 2021 participou da superprodução “Casa Gucci”.

O artista marcou toda uma geração com seus papéis, seja na comédia, drama ou ação e em plenos 82 anos não parece que vai para tão cedo.

Veja também:

ENTREVISTA: CONFIRA NOSSO BATE-PAPO COM O ELENCO DE “13 - O MUSICAL”

BILLIE EILISH E OUTROS ARTISTAS SE JUNTAM À MUSIC DECLARES EMERGENCY US

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. al pacino completa 82anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.