Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alemanha diz que adesões de Suécia e Finlândia à Otan devem ser ratificadas sem atraso

Placeholder - loading - Ministtrta das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, durante entrevista coletiva em Hesinque, na Finlândia 13/02/2023 Heikki Saukkomaa/Lehtikuva/via REUTERS
Ministtrta das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, durante entrevista coletiva em Hesinque, na Finlândia 13/02/2023 Heikki Saukkomaa/Lehtikuva/via REUTERS

Publicada em  

HELSINQUE (Reuters) - A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, fez um apelo à Turquia e à Hungria a abrirem o caminho para a adesão da Finlândia e da Suécia à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), declarando esperar que todos os membros do grupo ratifiquem as propostas de adesão dos dois países à aliança de defesa 'sem mais demora'.

A adesão dos dois países fortaleceria a aliança como um todo e os dois deveriam aderir juntos, disse Baerbock numa conferência de imprensa em Helsinque com seu homólogo finlandês, Pekka Haavisto.

A Finlândia e a Suécia buscaram a adesão após a invasão russa da Ucrânia no ano passado e disseram que querem aderir 'de mãos dadas', mas embora a maioria dos Estados-membros tenha dado luz verde às candidaturas, a Turquia e a Hungria ainda não as ratificaram.

Ancara disse este mês que apoia a candidatura da Finlândia, mas quer que Estocolmo, em particular, tome uma linha mais dura contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que é considerado um grupo terrorista pela Turquia e pela União Europeia, e contra outro grupo que culpa por uma tentativa de golpe de 2016.

O país suspendeu as conversações no mês passado, quando as tensões aumentaram após protestos em Estocolmo, nos quais um político dinamarquês de extrema direita queimou uma cópia do Alcorão.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse em novembro de 2022 que o Parlamento do país ratificaria a adesão dos dois países à Otan no início deste ano.

(Reportagem de Alexander Ratz)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. alemanha diz que adesoes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.