Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alemanha reabre debates sobre discurso de ódio e controle de armas após ataque em bar de narguilé

Placeholder - loading - Policiais do lado de fora de bar de narguilé alvo de ataque em Hanau, na Alemanha 20/02/2020 REUTERS/Ralph Orlowski
Policiais do lado de fora de bar de narguilé alvo de ataque em Hanau, na Alemanha 20/02/2020 REUTERS/Ralph Orlowski

Publicada em  

Por Joseph Nasr e Michelle Martin

BERLIM (Reuters) - O governo da Alemanha ouviu clamores para endurecer as leis de posse de armas e acelerou os esforços para rastrear simpatizantes da extrema-direita depois que se revelou que o suspeito de um dos maiores ataques a tiros desde a Segunda Guerra Mundial publicou um manifesto racista.

O homem de 43 anos, que seria o responsável por matar nove pessoas em dois bares de narguilé de Hanau, cidade do sudoeste do país, publicou o documento, que contém teorias conspiratórias e opiniões profundamente racistas, na internet.

O suspeito, que acredita-se ter se matado a própria mãe, pertencia a um clube de tiro, o que faz com que se questione como um homem com tais convicções ideológicas conseguiu se filiar e obter as armas usadas no ataque.

'Precisamos de leis novas e mais rígidas para verificar constante e minuciosamente os proprietários de licenças de caça e porte de armas de fogo', escreveu o Bild, o jornal mais vendido da Alemanha, em sua primeira página. 'Precisamos imediatamente de mais cargos (de inteligência) para monitorar radicais de direita e intervir antes que seja tarde demais.'

A procuradoria-geral alemã disse nesta sexta-feira que o suspeito tinha licença para duas armas, e ainda não está claro se ele tinha contato com outros simpatizantes da extrema-direita em casa ou no exterior.

Em outubro, o governo da chanceler, Angela Merkel, proibiu a venda de armas a membros de grupos extremistas monitorados pelas agências de segurança e obrigou plataformas de internet a informarem à polícia sobre conteúdos de ódio.

Estas medidas vieram na esteira do assassinato de um político alemão pró-imigração em junho e um ataque cometido quatro meses depois por um atirador antissemita em uma sinagoga e uma loja de kebab em Halle e transmitido ao vivo em redes sociais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. alemanha reabre debates sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.