Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aliado de 'El Chapo' do México é extraditado para os EUA por acusações de drogas

Placeholder - loading - Bandeira dos EUA em frente ao edifício do Departamento de Justiça dos Estados Unidos em Washington 15/12/202 REUTERS/Al Drago
Bandeira dos EUA em frente ao edifício do Departamento de Justiça dos Estados Unidos em Washington 15/12/202 REUTERS/Al Drago

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - Um dos principais membros do poderoso cartel de drogas mexicano anteriormente liderado pelo notório chefão Joaquín 'El Chapo' Guzmán vai enfrentar acusações de tráfico internacional de drogas e armas de fogo após ser extraditado aos Estados Unidos, disse o Departamento de Justiça norte-americano nesta terça-feira.

Descrito pelo departamento como um assassino e 'chefe de praça' do Cartel de Sinaloa no México de 2009 a 2016, Jorge Ivan Gastelum Avila teria supervisionado pelo menos 200 homens armados e conspirado para distribuir cocaína para os EUA, segundo o órgão de justiça.

Autoridades mexicanas capturaram Gastelum, também conhecido como Cholo Ivan, e Guzman em 2016, informou o departamento em comunicado. Gastelum permaneceu detido no México até sua extradição para os EUA em 1º de abril, disse o departamento.

Ainda segundo o órgão judicial, Gastelum, de 42 anos, fez uma aparição inicial no Tribunal Distrital do Distrito de Columbia na segunda-feira, sob acusações envolvendo drogas e armas de fogo.

Ele enfrenta uma pena máxima de prisão perpétua pela acusação de conspiração de drogas e uma sentença consecutiva obrigatória de 30 anos por crime de armas de fogo, acrescentou o departamento.

Guzmán, de 65 anos, foi condenado em Nova York em 2019 pelo tráfico de bilhões de dólares em drogas para os EUA e por conspirar para matar inimigos. Ele cumpre sentença de prisão perpétua na penitenciária Supermax, no Colorado, o presídio federal mais seguro dos EUA.

(Reportagem de Rami Ayyub)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aliado de el chapo do mexico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.