Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Aliança Gavi anuncia plano de US$1 bi para fabricação de vacinas na África

Aliança Gavi anuncia plano de US$1 bi para fabricação de vacinas na África

Reuters

07/12/2023

Placeholder - loading - Pesquisadores estudam vacina BCG em laboratório administrado pela empresa sul-africana de biotecnologia TASK na Cidade do Cabo, África do Sul 11/05/2020 REUTERS/Mike Hutchings
Pesquisadores estudam vacina BCG em laboratório administrado pela empresa sul-africana de biotecnologia TASK na Cidade do Cabo, África do Sul 11/05/2020 REUTERS/Mike Hutchings

Por Jennifer Rigby

LONDRES (Reuters) - Até 1 bilhão de dólares estarão disponíveis para impulsionar a fabricação africana de vacinas, como parte de um novo plano estabelecido pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), disse a organização global de saúde nesta quinta-feira.

O “Acelerador Africano de Fabricação de Vacinas” tem o objetivo de combater a desigualdade na vacinação, que assolou o continente durante a pandemia de Covid-19, assim como utilizar vacinas produzidas internamente para combater doenças que matam centenas de milhares de crianças africanas todos os anos, como a cólera e a malária.

A União Africana (UA) estabeleceu uma meta para a indústria do continente, de que a produção de vacinas forneça mais de 60% do total de doses necessárias para a África até 2040, contra cerca de 1% atualmente.

Uma série de iniciativas foram lançadas em todo o continente desde a Covid-19, mas algumas tiveram dificuldades diante dos elevados custos de estabelecimento de operações, especialmente porque a procura diminuiu à medida que a pandemia retrocedia.

O financiamento para o acelerador provém de sobras de dinheiro da iniciativa Covax, um consórcio criado durante a pandemia para fazer as vacinas chegarem aos países mais pobres do mundo.

O repasse foi aprovado pelo conselho de administração da Gavi após consulta à União Africana, ao Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a outros parceiros. O esquema deverá ser lançado em junho de 2024, em evento organizado pelo CDC África e pela França.

“O grande objetivo aqui é reservar uma quantia de dinheiro por um período de dez anos, para permitir a produção de uma indústria africana sustentável de vacinas”, disse David Kinder, diretor de Finanças do Desenvolvimento da Gavi, em entrevista.

Na mesma reunião da Gavi em Acra, em Gana, o conselho também aprovou planos de cerca de 290 milhões de dólares para ajudar a 'alcançar' as imunizações de rotina para crianças, que foram duramente atingidas por perturbações relacionadas à pandemia. Também foi aprovado um fundo de 'primeira resposta' de 500 milhões de dólares, para garantir que o dinheiro esteja disponível imediatamente quando uma nova pandemia ocorrer.

(Reportagem de Jennifer Rigby)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.