Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aliança governista xiita lidera eleições provinciais do Iraque, mostram resultados preliminares

Placeholder - loading - Eleitores votam ao lado de crianças em eleições para os conselhos regionais do Iraque, em Bagdá 18/12/2023 REUTERS/Ahmed Saad
Eleitores votam ao lado de crianças em eleições para os conselhos regionais do Iraque, em Bagdá 18/12/2023 REUTERS/Ahmed Saad

Publicada em  

BAGDÁ (Reuters) - Partidos que formam a aliança governista xiita do Iraque conquistaram o maior bloco único de votos em Bagdá e a maioria das províncias do sul do país em eleições para os conselhos regionais, mostrou uma contagem da Reuters com base em resultados preliminares.

A eleição tem sido vista como um indicativo da balança de poder em um país onde grupos próximos ao Irã têm ganhado influência com constância, e ocorre antes das eleições parlamentares de 2025.

Os resultados divulgados pela Alta Comissão Eleitoral Independente, que incluem os votos brutos e não a alocação de assentos, mostram três listas eleitorais apoiadas pelos xiitas governistas do Marco de Coordenação na liderança na maioria das províncias.

Elas incluem uma lista apoiada pelo ex-primeiro-ministro Nouri al-Maliki; uma lista liderada pela Organização Badr, de Hadi Al-Amiri, que era uma organização paramilitar xiita, e outras facções apoiadas pelo Irã; e uma lista com o clérigo Ammar al-Hakim e o ex-premiê Haidar al-Abadi.

Em meio a um boicote do clérigo xiita populista Moqtada Sadr, principal rival político da coalizão, os partidos que formam o Marco de Coordenação competiram em várias listas, mas afirmaram que governarão juntos após o pleito.

Eles conquistaram os redutos de Sadr e apoiadores do movimento antigovernista de 2019 Tishreen, incluindo as províncias de Dhi Qar e Misan.

Uma exceção foi na província de Basra, rica em petróleo, onde uma lista liderada pelo popular governador Asaad al-Eidani venceu com facilidade, com mais de 250 mil votos, mais do que todas as listas do Marco de Coordenação juntas.

Os políticos do Marco de Coordenação formam o maior bloco do Parlamento e são os maiores apoiadores do atual governo de Mohammed Shia al-Sudani.

Com suas vitórias nas eleições locais, a coalizão consolidou ainda mais sua posição como maior detentora do poder no país de 43 milhões de habitantes.

Na cidade de Kirkuk, localizada no norte e também rica em petróleo, a União Patriótica do Curdistão, um partido curdo aliado do Marco de Coordenação, obteve a maioria dos votos, seguido por uma lista árabe sunita e uma lista turcomana.

(Reportagem de Ahmed Rasheed e Timour Azhari)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. alianca governista xiita …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.