Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alíquota do IVA ainda está em discussão e 25%-27% é melhor do que valor atual, diz secretário da Receita

Placeholder - loading - Consumidores fazem compras em feira no Rio de Janeiro 02/09/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Consumidores fazem compras em feira no Rio de Janeiro 02/09/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) -O secretário da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas, disse nesta terça-feira que o governo ainda está discutindo a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a ser implementado pela reforma tributária, defendendo que quaisquer dos valores à mesa são melhores do que o cobrado no sistema atual.

Falando no Fórum Internacional Tributário, Barreirinhas disse que 'se o pessoal está achando 25%, 27%, alto, é muito melhor do que nós temos hoje, hoje temos muito mais do que isso', afirmando que algumas estimativas apontam que a menor alíquota cobrada sobre o consumo atualmente é de 34%.

O secretário afirmou no evento que o sistema tributário do Brasil está atrasado em relação ao de outros países e defendeu que as medidas adotadas e almejadas pelo governo para onerar os mais ricos ainda não se trata da taxação de grandes fortunas, mas sim de um passo anterior, que busca 'corrigir distorções'.

Ele disse ainda que tem algumas preocupações sobre como funcionará na prática o imposto seletivo da reforma tributária que será aplicado sobre produtos prejudiciais à saúde, citando possibilidade de que a arrecadação advinda desses tributos seja compensada por outros incentivos fiscais presentes no sistema.

No entanto, Barreirinhas afirmou que essas questões não lhe 'tiram o sono', uma vez que esses detalhes e a regulamentação do imposto seletivo ainda estão em discussão.

(Por Luana Maria Benedito; edição de Isabel Versiani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aliquota do iva ainda esta em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.